VIDA URBANA
Black Friday: comércio e ônibus têm horários diferenciados em JP e CG
Polícia Militar também elaborou um esquema de segurança especial a partir deste quinta.
Publicado em 28/11/2019 às 15:15 | Atualizado em 29/11/2019 às 15:35
A edição 2019 da Black Friday, nesta sexta-feira (29), vai alterar o horário de funcionamento de shoppings e provocar alteração no comércio de rua, em João Pessoa e Campina Grande. Devido a maior circulação de pessoas, haverá circulação de ônibus extras na capital.
A Polícia Militar também elaborou um esquema especial de segurança, principalmente devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, pagamento do estado e de prefeituras, além do saque do FGTS.
Quem for às compras, é preciso estar atento a possíveis fraudes e manipulação dos preços praticados pelos lojistas. O Procon-PB já autuou 18 estabelecimentos da capital e outros cinco autos de constatação foram notificados no primeiro dia da ação antecipada da promoção.
Nesta terça-feira (26), o Procon de João Pessoa divulgou mais uma pesquisa de preço dos principais produtos procurado pelos consumidores na Black Friday. A tabela tem mais de 800 itens que foram consultados em três períodos pelo Procon, em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais.
Até às 20h desta sexta-feira, o Procon-JP estará com plantão de atendimento para os clientes, inclusive no instagran @proconjp.
Confira as principais mudanças para a Black Friday em João Pessoa e Campina Grande:
Shoppings
João Pessoa
Manaíra Shopping - lojas e praça de alimentação abrirão às 10h e fecharão à 0h;
Mag Shopping - o horário de funcionamento das lojas será das 9h às 23h;
Mangabeira Shopping - lojas e praça de alimentação abrirão às 10h e fecharão à 0h;
Shopping Sebrae - as atividades ocorrerão normalmente, das 10h às 20h;
Shopping Sul - o horário de funcionamento será normal, das 10h às 22h;
Shopping Tambiá - lojas e praça de alimentação abrirão das 9h às 23h.
Campina Grande
Partage Shopping - ficará aberto por mais de 24 horas. As lojas abrirão às 10h da quinta-feira (28) e fecharão às 23h da sexta-feira;
Shopping Cirne Center - lojas e praça de alimentação abrirão às 9h e fecharão às 19h;
Shopping Luiza Motta - lojas e praça de alimentação abrirão às 9h e fecharão às 20h.
Comércio
Em João Pessoa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa e o Sindicato dos Lojistas do Comércio da capital informou que não há uma recomendação oficial sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos nesta sexta-feira. Segundo a CDL, fica a critério de cada lojista a decisão de fechar mais tarde ou abrir mais cedo as lojas.
Mesmo posicionamento também terá a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande. Segundo a CDL campinense informou que fica a critério de cada lojista a decisão de fechar mais tarde ou abrir mais cedo as lojas.
Mobilidade
Segundo o sindicato das empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa (Sintur-JP), nesta sexta-feira devido o Manaíra e Mangabeira Shopping funcionarem com horário estendido até meia-noite, o Sintur-JP vai colocar ônibus extras a fim de facilitar a volta para casa do público que vai aos shoppings.
No Manaira Shopping, as linhas 600, 1500, 5100, 5204, 5603 e 5605 farão viagens extras às 00h20. Já no Mangabeira, a partir das 00h40, os passageiros poderão contar com viagens extras nas linhas 302, 1500 e 9901.
Já a assessoria de comunicação da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande informou que não haverá um esquema especial para atender aos consumidores na sexta-feira.
Segurança
Para garantir a segurança e prevenir qualquer tipo de crime no dia, a Polícia Militar informou que vai atuar com a operação Cidade Segura, que terá reforço de mais de 950 policiais em todo o estado. Em alguns locais, as medidas de segurança já começarão a ser colocadas em prática ainda na noite dessa quinta-feira (28), por causa das filas que se formam em frente às lojas. Houve um mapeamento desses locais e as rondas serão reforçadas.
Na sexta-feira, o reforço policial deve tomar conta das ruas bem antes das lojas e bancos abrirem as suas portas. “Começa com as abordagens nos ônibus, nas paradas dos coletivos, a ocupação de pontos estratégicos e teremos também o auxílio de drones nesse trabalho”, detalhou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.
A grande João Pessoa contará com quase 400 policiais de reforço e 92 viaturas. Em Campina Grande e região, a operação Cidade Segura mobiliza 304 policiais e 72 viaturas. No Sertão, são 279 policiais e 136 viaturas atuando na operação. Em todas as cidades, as áreas comerciais receberão uma atenção especial.
Orientações
Mesmo com o forte esquema de segurança que foi montado, as pessoas devem também ter alguns cuidados para contribuir com a prevenção, a exemplo de não dizer que está saindo para sacar dinheiro, não pedir orientação a estranhos, andar com a bolsa na frente do corpo e ter atenção no que está à sua volta, principalmente quando for acessar o celular para fazer comparativo de preço, atitude que é muito comum no dia. Em qualquer caso suspeito, a população deve acionar imediatamente um dos policiais que estiverem por perto ou ligar para o 190.
Comentários