VIDA URBANA
Blecaute deixa Paraíba e mais dois estados do Nordeste sem água
Região Metropolitana da Capital e algumas cidades do interior ficaram sem água em decorrência da falta de energia elétrica. Cagepa promete problema resolvido até o fim do dia.
Publicado em 04/02/2011 às 13:45
Da Redação
Com informações do G1
A falta de energia elétrica que afetou oito estados do Nordeste, na noite desta quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta, ainda causa transtornos a moradores de algumas áreas. Na Paraíba, apesar do restabelecimento do sistema de energia elétrica, moradores da Região Metropolitana de João Pessoa e de algumas cidades do interior estão sem água, segundo a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Devido à falta de energia, o nível dos reservatórios de água do Estado caiu e algumas cidades estão sem água. Segundo a Cagepa, ainda não há informações sobre o número de moradores afetados. A distribuição começou a ser normalizada por volta das 12h na Região Metropolitana e até o fim do dia o abastecimento deve ser normalizado. Nas demais áreas do Estado, ainda não há previsão para que a situação seja normalizada.
Alguns caixas eletrônicos e terminais de bancos do Estado estão fora de funcionamento. Clientes de algumas agências enfrentam dificuldades para efetuar saques.
Telefones de delegacias e o sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado também ficaram fora do ar durante a madrugada.
Mais de 1,2 milhão de consumidores ficaram sem luz, de acordo com a Energisa. O problema ocorreu às 23h29 e começou a ser normalizado às 2h03.
Outros estado afetados com falta de água:
Bahia
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a falta de energia elétrica ainda prejudica o abastecimento de água nos municípios baianos de Conceição da Feira, Feira de Santana, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho e Santanópolis. Estas cidades são atendidas pela Estação de Tratamento (ETA) de Conceição da Feira.
A Embasa informou que está tentando solucionar o problema e recomenda uso racional da água das caixas d’água. Em nota, a Empresa informou ainda que o serviço de manutenção na ETA, previsto para este sábado (5), foi suspenso. Não haverá interrupção de fornecimento.
Alagoas
Em grande parte do estado, moradores enfrentam falta d'água nesta sexta-feira. Em Maceió, segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cerca de 900 mil pessoas estão sem água, devido à queda de energia. A previsão é que a situação comece a ser normalizada na noite desta sexta-feira.
Segundo a Casal, ainda não é possível afirmar quantos moradores do estado sofrem com a falta d'água.
O apagão
O blecaute teve início por volta das 23h30, e alguns estados só tiveram a situação normalizada às 4h. Em pelo menos três estados a queda de energia afetou o abastecimento de água.
A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco.
Segundo o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, o abastecimento de luz já foi normalizado em todos os estados.
Comentários