VIDA URBANA
Bloco das Virgens é a atração deste domingo no carnaval pessoense
São esperadas cerca de 500 mil pessoas, segundo informações da organização do bloco, que este ano completa 29 anos de existência
Publicado em 31/01/2016 às 8:00
Peruca, maquiagem e muita criatividade são itens obrigatórios nas Virgens de Tambaú, que a partir das 17h de hoje reúne foliões de João Pessoa para celebrar as prévias carnavalescas da cidade. São esperadas cerca de 500 mil pessoas, segundo informações da organização do bloco, que este ano completa 29 anos de existência como um dos maiores arrastões do Estado. Para quem costuma participar da festa, alegria e disposição são fundamentais para aproveitar o melhor que o bloco tem a oferecer.
O presidente das Virgens de Tambaú, Euclides Menezes, disse que, apesar da redução no investimento, o bloco vai manter a animação dos anos anteriores. “Vamos transformar a falta de recurso em explosão de alegria, com muita atração local, valorizando o que temos de melhor na nossa terra. Mas quem faz a festa não são somente as atrações, mas principalmente os foliões, gente de todos os bairros da cidade, fazendo do domingo um dia de alegria e liberdade”.
Tendo em vista a diminuição das prévias carnavalescas nos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, a expectativa é que o número de 'virgens' deste ano seja ainda maior. “Ano passado tivemos mais ou menos 400 mil foliões. Este ano devemos ter umas 500 mil. Como muitas cidades estão sem festa, por causa do corte de investimento de suas prefeituras, muita gente de Santa Rita, Bayeux e outras cidades próximas estão se programando para as Virgens de Tambaú”, disse Euclides Menezes.
ROUPAS TEMÁTICAS
O estudante Kledson Wallacea é um dos que não perdem a festa por nada. Morador da cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, há quatro anos reúne amigos e saem, cheios de brilho e roupas justas, em direção à avenida Epitácio Pessoa.
E se engana quem pensa que a festa só começa com a passagem dos trios elétricos: a alegria das 'virgens' chega bem antes do domingo que antecede o Carnaval. “Começamos a planejar a roupa do ano seguinte assim que acaba a festa. Em dezembro começamos a costurar pra no começo do ano já ter tudo pronto. A alegria já vem antes de descermos a avenida”, disse.
Para o jovem, a preparação é fundamental para não fazer feio no dia da festa. “Sempre usamos roupas temáticas. No ano da Copa do Mundo, saímos todos com roupa do Brasil. Este ano, por causa das Olimpíadas, vamos sair de ginástica rítmica, com maquiagem e roupas inspiradas nas atletas que pesquisamos na internet”, explicou Kledson.
Em ano de crise financeira, o importante, relata o estudante, é não perder a pose, apostando na criatividade para montar o look da festa. “A gente pesquisa e adapta. Fizemos nossas fitas da ginástica rítmica com palito de churrasco e fita comprada em armarinho. Juntamos R$ 20 de cada um dos que vão se vestir e minha irmã costura nossas roupas. O negócio é se divertir, com dinheiro ou não”, destacou Kledson Wallace.
Outro que não perde a festa é Hugo Figueiredo, que sai há seis anos nas Virgens de Tambaú. Para ele, o diferencial da festa é o envolvimento maior que ela proporciona aos foliões.
“Sempre reunimos um grupo grande de amigos e todo mundo participa. Pensamos juntos num tema, em como serão as fantasias, em tudo. É uma festa onde todo mundo está atrás de brincar, vamos interessados na curtição entre amigos. Vou para outros blocos, mas o das Virgens é sempre o mais aguardado”.
Comentários