icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Boletim epidemiológico mostra a Paraíba com 626 novos casos de coronavírus

Os casos confirmados estão em 177 municípios e o índice de ocupação de leitos de UTI é de 71%.

Publicado em 23/05/2020 às 18:25 | Atualizado em 24/05/2020 às 12:54


                                        
                                            Boletim epidemiológico mostra a Paraíba com 626 novos casos de coronavírus
Belém PA 22 04 2020-O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados. O governador do Pará, Helder Barbalho participou da cerimônia por videoconferência.O chefe do Executivo Estadual ressaltou que, com o intuito de minimizar o impacto da crise de saúde, ainda na primeira quinzena de março, há mais de 40 dias, o Estado iniciou o processo de isolamento e convencimento da população como estratégia de confinamento social, de redução nas atividades. Segundo ele, o objetivo era que as pessoas pudessem se atentar para uma nova rotina de vida. Foto Secom. Pesquisa com cerca de 2 mil pessoas vai ser feita para acompanhar quem já teve e vai ter Covid-19 no estado Foto: Secom/PA

Neste sábado (23), a Paraíba registrou 626 novos casos de Covid-19 e dez mortes confirmadas. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desde o início da pandemia, 7.508 paraibanos contraíram a doença, 2.203 pessoas já se recuperaram e 258 morreram. A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 71%.

>>> Em uma semana, João Pessoa tem aumento de 62% nos casos de coronavírus; Campina Grande chega a 126%

Levando em consideração apenas as Unidades de Terapia Intensiva para adultos, na Região Metropolitana de João Pessoa, 86% estão ocupadas. Na sexta-feira, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, anunciou a abertura de dez novos leitos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Apenas 42,3% da população seguiu a recomendação de isolamento social.

Os casos confirmados estão em 177 municípios paraibanos e dez mortes foram confirmadas neste sábado:

- Mulher, 59 anos, com histórico de doença neurológica, residente em Cruz do Espírito Santo. Início dos sintomas no dia 11/05, internada em hospital público, morreu no dia 14/05.

- Homem, 62 anos, diabético, residente em Cajazeiras. Início dos sintomas no dia 02/05, internado em hospital público, morreu no dia 17/05.

- Homem, 90 anos, com histórico de diabetes, cardiopata e portador de neoplasia de próstata, residente em João Pessoa. Início dos sintomas no dia 09/05 e morreu em Unidade de Pronto Atendimento no dia 14/05.

- Homem, 64 anos, diabético e hipertenso, residente em Areia. Início dos sintomas no dia 05/05, internado em hospital público, morreu no dia 22/05.

- Mulher, 72 anos, cardiopatia, diabética, hipertensa e obesa, residente em Bayeux. Início dos sintomas no dia 05/05, internada em hospital público, morreu no dia 22/05.

- Homem, 66 anos, sem histórico de doenças pré-existentes, residente em Bayeux. Início dos sintomas no dia 03/05, morreu em casa no dia 13/05.

- Homem, 48 anos, diabético e obeso, residente em Patos. Início dos sintomas no dia 29/04, internado em hospital público, morreu no dia 22/05.

- Homem, 61 anos, sem histórico de doenças pré-existentes, residente em Caaporã. Início dos sintomas no dia 19/04, internado em hospital público, morreu no dia 21/05.

- Homem, 61 anos, diabético, residente em João Pessoa. Início dos sintomas no dia 03/05, internado em hospital público, morreu no dia 22/05.

- Mulher, 84 anos, hipertensa, residente em Cajazeiras. Início dos sintomas no dia 03/05, internada em hospital público, morreu no dia 23/05.

Mudança

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que houve uma mudança no sistema, na quinta-feira (21). Assim, desde então, só serão validados pela SES, os casos informados nos sistemas oficiais de notificação (Sivep Gripe e E-sus VE). A medida tem como objetivo evitar a quantidade de subnotificações na Paraíba, apresentando o retrato retal do tamanho da pandemia no Estado.

A metodologia foi aprovada pelos municípios e não serão mais divulgados os dados que sejam notificados por outros meios. A SES divulgará diariamente todos os casos lançados até às 10h de cada dia.

Cidades com maior número de casos, segundo a SES, poderão precisar de alguns dias para ajustes, considerando o volume de registros ou instabilidades no sistema. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, em alguns dias, a Paraíba poderá ter todos os seus dados oficialmente notificados.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp