VIDA URBANA
Bomba do Eixo Norte da transposição do São Francisco é furtada
Segundo Integração, o furto foi constatado na segunda-feira (9).
Publicado em 10/10/2017 às 10:23
As equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional identificaram na segunda-feira (9) o desaparecimento de uma das bombas do reservatório Tucutu, que integra o Eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, Pernambuco. O crime, segundo o ministério, vai gerar uma mudança no cronograma da obra e atrasar a chegada da água, que beneficiará o Sertão da Paraíba a partir de São José de Piranhas.
Segundo o Ministério, as estruturas do eixo Norte do Projeto estão sofrendo alguns desmandos. As mangueiras das comporta do Tucutu já foram danificadas, o que gerou vazamento de óleo dentro do açude. Após isso, foi tomada a decisão de fechar as comportas para segurança da barragem e das pessoas que moram nas proximidades.
Em nota oficial, o minstério afirma que não entende esse tipo de ato, pois não deve nada a Mendes Júnior. "Não possuímos nenhum débito com a antiga empresa do eixo Norte. Pelo contrário, a dívida da Mendes Júnior com a pasta já supera R$ 200 milhões. Como são prestadores de serviço com relação contratual entre empresas privadas, a União fica impedida de pagar débitos da construtora com seus fornecedores. Portanto, a responsabilidade desta quitação é da empresa, que assumiu o compromisso com os fornecedores", informou o Ministério. Segundo os credores, a dívida é de R$ 24 milhões.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a construtora Mendes Júnior para que a empresa falasse sobre as declarações da Integração Nacional. No entanto, a direção disse que não vai se pronunciar a respeito do assunto.
Comentários