VIDA URBANA
Bombeiros ensinam como usar o extintor
Equipamento ABC será exigido pelo Contran a partir do dia 1º de abril deste ano. Haverá multa para os motoristas.
Publicado em 06/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:39
Os condutores de veículos automotores da Grande João Pessoa foram orientados quanto à utilização do novo extintor de incêndio ABC, que será exigido a partir do dia 1º de abril deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Operação Veículo Protegido foi realizada ontem pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) na capital, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Guarabira, Patos, Pombal e Sousa.
De acordo com o chefe da Seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, a iniciativa dos bombeiros foi bem recebida pela população. “Foi uma campanha educativa, de esclarecimento e conscientização, para a proteção dos condutores e passageiros. O objetivo é tentar reduzir o número de incêndios”, disse. “É interessante que o pessoal saiba utilizar o extintor para apagar o incêndio em sua fase inicial”, comentou.
Em casos de incêndio generalizado, o major Aragão salientou que é preciso acionar os Bombeiros por meio do número 193.
Ao todo, 40 bombeiros participaram da operação na Grande João Pessoa, que aconteceu entre 9h e 10h. “Nas nove cidades, cerca de 120 pessoas participaram da operação”, estimou major Aragão. As ações foram realizadas na rua João Teixeira de Carvalho, no bairro Pedro Gondim, na Avenida Hilton Souto Maior, em Quadramares, e na BR-230, em frente ao Hospital de Cabedelo, no município de mesmo nome.
A abordagem feita pelos militares consistiu em parar os veículos e perguntar aos condutores se sabiam utilizar o extintor ABC. O tenente Thiago Antônio, que participou da operação no Pedro Gondim, orientou a população a retirar o saco plástico que , em geral, envolve o extintor, e atrapalha na hora de combater o início de um incêndio.
“É importante deixá-lo pronto para uso. No extintor existe um lacre vermelho, que deve ser rompido no princípio de incêndio. É preciso apontar o extintor para o foco, a base desse incêndio”, explicou o tenente Antônio. Em casos de princípios de incêndio em motores, é preciso abrir o capô lentamente e ir descarregando o extintor em movimentos de varredura na base, devido ao oxigênio do meio externo, que alimentaria o fogo.
A enfermeira Francinne Xavier passou pela orientação dos bombeiros e revelou não saber que seu carro possuía o extintor do modelo ABC. “Achei interessante a iniciativa, eu tinha essa curiosidade sobre o extintor. Como corro de uma cidade para outra para dar plantão, eu nem sabia como me proteger numa situação de risco como essa. Acho que se fosse um grande incêndio eu iria tentar apagá-lo”, contou, afirmando se sentir capacitada para utilizar o extintor. A operação deve continuar ainda hoje na via Litorânea, no bairro do Altiplano, entre 9h e 10h.
SAIBA MAIS
A resolução 333/2009 do Contran estabeleceu que todos os veículos automotores devem circular equipados com extintores do tipo ABC. O modelo possui composição que permite combater incêndios em madeiras, estofados, plásticos, entre outros materiais. Já o modelo anterior, do tipo BC, era apenas utilizado para extinguir chamas em líquidos inflamáveis, como gasolina, diesel e álcool, além de materiais energizados, como o sistema elétrico. A determinação entrou em vigor em primeiro de janeiro, mas foi suspensa por 90 dias.
QUASE 70 MOTORISTAS SÃO ABORDADOS
Em Campina Grande, homens do 2º Comando Regional de Bombeiros Militares da Paraíba (2º CRBMPB) realizaram ações da 'Operação Veículo Protegido' na Avenida Almeida Barreto e 69 condutores foram orientados entre as 9h e 10h. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no ano passado, 288 acidentes envolvendo incêndios em veículos aconteceram em todo o Estado. Em janeiro deste ano foram 10 casos.
Viaturas da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande ofereceram apoio logístico à operação, para evitar que a obstrução de uma das quatro vias da avenida atrapalhasse o fluxo dos veículos no trecho.
O capitão Diego Martins explicou que mais importante do que apenas a utilização de um extintor específico é a orientação para os portadores do equipamento. “Um extintor ou qualquer equipamento de segurança sem a instrução da forma correta de utilizá-lo se torna inútil. Então, nossa principal meta é orientar para o uso correto do extintor de incêndio”, explicou.
Um dos motoristas que receberam a orientação foi Patrício Fernandes Nascimento, que afirmou já ter utilizado o extintor de maneira errada em um princípio de incêndio com um veículo. “Eu já me precipitei no caso de um carro que o motor esquentou além do normal quando eu voltava de viagem em um grupo com outros dois carros. Pegamos os extintores e disparamos o jato no motor do veículo que esquentou, só que esta não era a solução adequada, já que não houve combustão, acabamos causando prejuízo ao dono do carro. Se soubéssemos, não teríamos feito isto na ocasião, depois procuramos saber a forma correta de usar o extintor e hoje sei que não deve ser usado em qualquer momento”, disse.
Das quatro lojas autorizadas para venderem o extintor ABC em Campina Grande, duas ainda dispõem do equipamento para venda na cidade. Como as fábricas estão encontrando dificuldades para entregar as encomendas, a estimativa é que apenas em junho os estoques e entregas estejam normalizados. As lojas campinenses que possuem extintores para a venda fizeram a compra em Recife (PE). (Walter Miro)
Recomendações em caso de incêndio
- Estacione o veículo em um local seguro;
- Retire rapidamente todos os ocupantes do veículo;
- Localize o extintor de incêndio e rompa o lacre de segurança;
- Mantenha sempre o extintor de incêndio na posição vertical;
- Localize o foco do incêndio;
- Acione o extintor direcionando o jato para a base do fogo;
- Combata o incêndio fazendo movimentos de varredura;
- Se o incêndio ocorrer no motor do veículo, abra lentamente o capô, e após localizar o foco, acione o extintor direcionando o jato para a base do fogo realizando movimentos de varredura;
- Não esqueça de simultaneamente acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Comentários