VIDA URBANA
Bombeiros iniciam em JP ações para o verão
Operação 'Verão Seguro Total' do Corpo de Bombeiros, contará com 150 homens e segue até o feriadão de carnaval.
Publicado em 07/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 16:19
Começou na manhã de ontem a operação 'Verão Seguro Total' do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB), que contará com o efetivo total de 150 homens, em escala de rodízio, até o feriadão de Carnaval, que acontece no início do mês de março. A solenidade de abertura foi realizada ontem em frente à sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa, com a entrega de 22 novas embarcações à corporação para auxiliar na operação que será realizada em todo Litoral paraibano.
O 'Verão Seguro Total' visa promover a prevenção de paraibanos e turistas para possíveis ocorrências características da época e a maior preocupação dos bombeiros são os afogamentos, segundo o comandante geral do CBM-PB, coronel Jair Carneiro de Barros. “Há uma grande preocupação com relação aos afogamentos porque muitas das vezes as pessoas que vêm para João Pessoa fazer uso do nosso litoral, não têm conhecimento do nosso manancial e não respeitam as orientações de nossos guarda-vidas”, sinalizou.
Além disso, o coronel ressaltou que por vezes, as situações de afogamento estão associadas à ingestão de bebidas alcoólicas e que para evitar as ocorrências desse tipo, desde o ano passado os Bombeiros realizam blitzes educativas às caravanas que vêm em execução, antes mesmo de chegarem aos mananciais e praias. “Passamos as orientações para que por meio de uma conscientização não tenhamos ocorrências provenientes de afogamentos”, frisou.
GRAMAME E JACUMÃ SÃO PONTOS CRÍTICOS
Os locais considerados mais críticos pelo comandante Jair Carneiro são os mananciais das praias de Barra de Gramame e Jacumã, por aparentarem uma falsa sensação de segurança.
“Quando as pessoas chegam aos mananciais eles estão rasinhos, com a maré baixa, então deixam as crianças à vontade, mas com o passar do tempo a maré vai enchendo.
Além disso, a maioria dessas pessoas que frequentam os mananciais ingere bebidas alcoólicas e representa o maior número de ocorrências no período”, pontuou.
De acordo com o coronel Jair Barros, devido à forte movimentação nas praias e mananciais, serão empregados 70 militares somente na parte aquática, mas o efetivo totalizará 150 homens com o englobamento das guarnições de Auto Bomba Tanque (ABT) e de Resgate, que devem atuar preventivamente nos locais de banho e em todo o entorno, intensificando as vistorias em bares, restaurantes, hotéis e pousadas, para prestar serviços em apoio aos turistas.
Para essa operação, o governo do Estado investiu mais de R$ 286 mil em embarcações dos tipos bote inflável e barco escaler, fardamentos, pulseiras de identificação e demais ferramentas que serão utilizadas na execução do 'Verão Seguro Total'.
Participaram da solenidade o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretário da Segurança Pública, Cláudio Lima, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.
Comentários