VIDA URBANA
Bombeiros treinam para salvamentos aquáticos
Ação faz parte do planejamento de prevenção de afogamentos em municípios que promovem as festas em áreas de banho.
Publicado em 04/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:58
O treinamento aquático para os 166 homens do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros que serão deslocados para trabalharem em Campina Grande e mais oito cidades da região durante a operação 'Carnaval' foi concluído na manhã de ontem no açude do Parque Maria da Luz, zona Rural de Campina Grande. A iniciativa faz parte do planejamento de prevenção de acidentes e principalmente afogamento em municípios que promovem as festas em áreas de banho como açudes, lagos e barragens.
As equipes básicas de prevenção contra afogamentos irão atuar nas cidades de Aroeiras, Boqueirão, Camalaú, Esperança, Itatuba, Nova Palmeira, Ouro Velho e Taperoá. Serão deslocados grupos de cinco militares que estão portando objetos de resgate como boias, pranchões e pé de pato. Já nas cidades onde há um maior manancial, como Boqueirão, por exemplo, estarão disponíveis veículos aquáticos como lancha, jet ski, bote e barco.
O tenente do 2º BBM, Linaldo Souto, que coordenou o treinamento aquático, alertou que esse atividade é fundamental para a preparação dos homens que estão em serviço ao longo de todos os dias do Carnaval. O militar ainda relembrou que essas atividades, principalmente as que simulam afogamento, são feitas para relembrar exercícios que já fazem parte do treinamento dos bombeiros.
“No ano passado nós tivemos apenas o registro de um afogamento, no distrito de Galante. No treinamento é importante, mas é fundamental as pessoas terem a consciência de evitar tomar banho em área de risco. Não ingerir bebidas alcoólicas e não se dispor a nadar em grande distâncias. Isso aumenta o risco de um acidente. Além das nossas equipes de guarda vidas, também manteremos as unidades de combate a incêndio e o resgate também vai estar operando normalmente”, explicou o tenente.
DICAS
Em piscinas
- Indique onde elas devem tomar banho;
- Objetos como boias e brinquedos nunca devem ser deixados
no interior ou na beira da piscina, pois chamam a atenção das
crianças;
- Nunca deixe crianças sozinhas em piscinas.
Em rios, açudes e barragens
- Não entre em água fria com o corpo muito quente;
- Não tente atravessar de uma margem a outra;
- Evite brincadeiras como simulações de afogamento ou forçar a
cabeça de um amigo para dentro da água;
- Siga as placas de orientação sobre os perigos dos balneários;
- Em rios: observe a correnteza, os buracos e galhos submersos;
- Em açudes e barragens: verifique a profundidade, os galhos e
lodo no fundo;
Em balneário
- Se não conhece o local e não sabe nadar, fique fora da água;
- Depois das refeições, espere pelo menos três horas para entrar
na água.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Comentários