icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Brejo destaca história e paisagens

No brejo o turista verá grande riqueza histórica e patrimônio cultural além de se aventurar em trilhas e saborear a cachaça brejeira.

Publicado em 25/12/2011 às 14:32

Na região do Brejo, um dos principais destinos turísticos é a cidade de Areia, que fica a 120 km de João Pessoa. A beleza da arquitetura colonial de suas ruas centrais, a produção de cachaça e rapadura nos engenhos e as visitas aos museus estão entre as atrações que mais se destacam. Um dos pontos mais apreciados é a Casa de Pedro Américo, onde é possível encontrar réplicas das principais obras desse artista, a exemplo do famoso “Grito do Ipiranga”.

Os visitantes também podem conhecer o teatro mais antigo da Paraíba, o Teatro Minerva, que foi inaugurado em 1859. O Museu da Rapadura, que fica localizado no campus da Universidade Federal da Paraíba, é um destino que também não pode deixar de ser visto.

A reserva ecológica Mata do Pau-Ferro é perfeita para quem curte trilhas ecológicas e preserva um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do interior nordestino. Também é possível agendar visitas aos engenhos da região, que são responsáveis por produzir a tradicional cachaça brejeira, marca registrada da Paraíba.

Quem for ao Brejo, também não pode deixar de conhecer Alagoa Grande, terra do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. Logo na entrada da cidade, um portal em forma de pandeiros dá as boas-vindas aos turistas.

A vida e a obra desse músico que revolucionou a música brasileira pode ser conhecida através de um museu construído em sua homenagem. Há também um memorial aberto à visitação na casa onde morou e foi assassinada Margarida Alves, sindicalista que representa a luta dos trabalhadores rurais por justiça.

O centro histórico é outro local fascinante, que certamente renderá boas recordações fotográficas. O Teatro Santa Ignêz surpreende pela sua beleza arquitetônica. No Alto do Cruzeiro, depois de subir uma extensa escadaria, é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade. O cenário é deslumbrante e alcança a beleza não apenas da zona urbana, mas de vales, caatingas, rios e lagos da região.

Na zona rural, a visita ao quilombo Caiana dos Crioulos, encravado em uma região serrana, é mais um atrativo para quem gosta de aventura.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp