VIDA URBANA
Buega Gadelha ressalta desafios da 4ª Revolução na Semana da Indústria
Indústria 4.0 engloba inovações tecnológicas dos campos de automação.
Publicado em 16/05/2018 às 16:29
Ao abrir a Semana da Indústria, em Campina Grande, o presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, ressaltou os desafios da 4ª Revolução ou Indústria 4.0. É um conceito que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.
Buega Gadelha disse que, ao longo do tempo, várias transformações foram feitas pela indústria. Em 1780, citou a Revolução Industrial, com a implantação das máquinas à vapor na linha de produção. Já na metade do Século XIX, ocorreu a 2º Revolução Industrial, que também ficou conhecida como Revolução de Detroid, quando surgiram os primeiros navios, e computadores, e se começou a fabricar veículos em série. A 3ª Revolução Industrial ficou marcada pela introdução da Robótica, unindo o conhecimento científico e a produção industrial.
“Agora vivemos a Quarta Revolução, ou Indústria 4.0, onde precisamos refletir sobre o processo de produção, e as profissões que estarão envolvidas nele. Vivemos um momento de grande evolução, o nosso Produto Interno Bruto (PIB) cresceu nos últimos quinze anos, mais que nos últimos dois mil anos, a produção agrícola cresce em ritmo acelerado, e o setor industrial tem acompanhado esse ritmo, modernizando a agricultura, por exemplo, que mudou todo seu processo, desde o plantio até a colheita, usando máquinas modernas, e é essa realidade que iremos refletir durante a Semana da Indústria”, explicou o presidente da FIEP.
Até a próxima sexta-feira (18), na sede da entidade em Campina Grande, haverá uma programação diversificada, com uma exposição que mostra a história do setor industrial paraibano que está ligado diretamente ao desenvolvimento de segmentos produtivos essenciais para a nossa economia. “Nos talkshows, vamos debater a situação industrial, pensando sobretudo, no futuro do nosso segmento”, explicou Buega.
Exposição fotográfica
Durante a programação, foi aberta à visitação a Exposição Fotográfica, “Memória: Patrimônio Cultural do Sistema Indústria da Paraíba”, onde o público conferiu através de 60 painéis, a história de 26 segmentos industriais, e o processo de modernização do setor com a indústria 4.0.
A exposição tem curadoria dos historiadores, Maria José Oliveira, Thomas Bruno, e apoio de José Edmilson, e Soraya Brasileiro.
“Esta exposição é atemporal, nosso objetivo foi mostrar os avanços de cada segmento, como por exemplo, mostraremos a indústria do couro, com o processamento da matéria prima nos curtumes, até a criação do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Albano Franco, que aprimorou o processamento da matéria prima e fortaleceu a indústria de calçados com serviços técnicos e tecnológicos”, explicou a historiadora Maria José.
Comentários