icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva neste sábado

Secretaria Estadual de Saúde pretende imunizar mais de 589 mil cães e gatos em todo o Estado. 700 postos de atendimento vão funcionar das 8h às 17h.

Publicado em 17/09/2010 às 8:32

Do Jornal da Paraíba

Amanhã a Paraíba deve vacinar 589.457 cães e gatos contra a raiva animal. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuirá 650 mil doses de vacinas e a mesma quantidade de seringas e agulhas para serem usadas durante a campanha de vacinação antirrábica. Nos 223 municípios do Estado, 700 postos de atendimento irão funcionar, das 8h às 17h, com cerca de seis mil profissionais envolvidos na ação.

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria realizou um trabalho de capacitação em todas as gerências regionais com os técnicos das áreas de Vigilância Epidemiológica. Os profissionais que vão trabalhar na campanha receberam informações sobre acondicionamento, conservação, manuseio e distribuição dos imunizantes que serão utilizados.

O chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, explicou que serão usadas seringas e agulhas descartáveis e pelo segundo ano consecutivo, será utilizada vacina de cultivo celular em cães. Este imunizante, segundo Assis Azevedo, tem uma melhor resposta imunológica e ação de proteção mais duradoura.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge somente os mamíferos. A transmissão acontece pelo contato da vítima com a saliva do animal infectado. O vírus entra no organismo humano através da pele ferida por mordidas ou arranhões ou pelo simples contato com as mucosas. Nas zonas urbanas, os transmissores mais frequentes da raiva são o cão e o gato, por viverem em contato mais próximo com o homem. Por isso, a meta é vacinar 398.921 cães e 190.536 gatos.

Este ano já foram registrados 14 casos de raiva animal na Paraíba, sendo um deles em um cachorro, um em uma raposa e 12 em bovinos. No Estado, os últimos dois casos de raiva humana foram registrados em 1999, nas cidades de Queimadas e em João Pessoa. A Organização Mundial de Saúde pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães (ciclo urbano) até o ano de 2012.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp