VIDA URBANA
'Cafuçus' invadem a capital com irreverência
Para celebrar 25 anos de puro estilo, dez orquestras de frevo farão a animação dos foliões, que desfilarão até o Centro.
Publicado em 28/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/07/2023 às 12:39
Hoje é dia de todos tirarem o figurino brega, criativo e descombinado do guarda-roupa, colocarem aqueles acessórios extravagantes e irem ao Centro Histórico de João Pessoa brincar o Carnaval ao som de muito frevo. É dia de 'Cafuçu', um dos blocos mais aguardados pelos foliões da capital, que este ano completa suas bodas de prata e pretende reunir, a partir das 18h, aproximadamente 80 mil pessoas.
Para celebrar 25 anos de puro estilo, dez orquestras de frevo farão a animação dos foliões, que sairão dos pontos de concentração por volta da meia-noite e levarão sua irreverência para as ruas do Centro. O percurso este ano terá início na rua Visconde de Pelotas, seguindo pela General Osório e descendo a Praça Antenor Navarro. Lá, as Casas do Varadouro ficarão encarregadas de continuar a brincadeira.
A concentração do evento terá início às 18h e acontecerá em três pontos distintos: Ponto de Cem Réis, Praça Rio Branco e Praça Dom Adauto (Praça do Bispo). Nos locais, haverá apresentações do DJ Naza, VJ Spencer e DJ Kylt, que instigarão os foliões a entrar no clima da festa.
De acordo com o presidente do bloco, Buda Lira, toda a programação foi pensada para que os foliões entrem no clima dos antigos Carnavais. “Nós temos um perfil característico do bloco, então prezamos por levar essa movimentação ao Centro, como nos antigos carnavais, sem esquecer da fantasia sofisticada e charmosa, marca registrada do bloco”, afirmou.
O presidente do bloco afirma que a festa este ano será caprichada e os foliões podem esperar um evento de muita paz e alegria. “Pedimos a todos que preservem o espírito da brincadeira, as fantasias, a alegria e o humor, características do bloco, para que o evento seja tranquilo e seguro, como em todos os anos”, aconselhou.
Para garantir a segurança do evento, a Polícia Militar disponibilizará um efetivo de 400 homens. Também serão instalados dez pontos de observação e uma unidade móvel com quatro câmeras fará o videomonitoramento do evento. Policiais da Rotam e da cavalaria também farão rondas garantindo a segurança também do entorno do evento.
No que depender dos foliões, não faltará alegria e animação na noite de hoje. Um exemplo é o casal José Antônio Bezerra e Luciana Lima. Eles foram escolhidos para rei e rainha do Cafuçu e prometem trazer esse espírito para as ruas do Centro Histórico.
“Para nós, o Cafuçu é o Carnaval, pois é o único bloco que participamos e agora então, eu como rei e minha mulher como rainha do Cafuçu deste ano, estamos muito realizados”, comemorou José Antônio.
ESQUEMA DE TRÂNSITO
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai monitorar, orientar, disciplinar e fiscalizar o trânsito na área do desfile do Cafuçu. A partir das 15h, será proibido estacionar na Avenida Visconde de Pelotas, no trecho que vai da Praça 1817 até as imediações do Ponto de Cem Réis. Depois, por volta das 17h, o trânsito será fechado por completo nessa região e no encontro das ruas Arthur Aquiles e Treze de Maio, além de Barão do Abiaí com Treze de Maio. O transporte coletivo também será reforçado.
Para quem quiser acessar a região do desfile de carro, a Semob também alerta que a Avenida Visconde de Pelotas com a Pedro I, na altura da Praça Dom Adauto, será bloqueada após as 18h.
Com relação ao transporte coletivo, o Projeto Tetéu terá um veículo extra em cada linha, realizando em torno de 24 viagens a mais até o fim do evento. O reforço irá para 101 (Grotão), 104 (Bairro das Indústrias), 108 (Alto do Mateus), 118 (Valentina-Paratibe/Mussumago), 203 – Mangabeira VII, 301 (Mangabeira), 504 (Mandacaru), 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 1500 (Circular) e 5100 (Circular).
Comentários