VIDA URBANA
Cagepa garante melhorias no abastecimento de água em Mamanguape
Cerca de 100 pessoas se reuniram com o superintendente da Cagepa, Deusdete Queiroga, para reclamar de problemas no abastecimento de água do município.
Publicado em 31/03/2011 às 18:51
Da Redação
Com Secom-PB
Depois de reunião realizada na tarde desta quinta-feira (31) entre o superintendente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, com cerca de 100 moradores de Mamanguape, a Cagepa se comprometeu a tomar medidas para melhorar o abastecimento de água no município.
A reunião foi realizada no pátio da sede Administrativa da Cagepa, já que a sala de reuniões da empresa não possuía capacidade para acomodar as cerca de 100 pessoas. “Não esperávamos tanta gente para a audiência e, para não frustrar as expectativas de quem veio de longe, resolvemos realizar a audiência no pátio, onde todos puderam participar”, justificou Deusdete.
Os moradores revelaram que em setembro do ano passado estiveram reunidos com a direção da Cagepa, que prometeu soluções para os problemas no abastecimento para janeiro deste ano. “Há dois anos sofremos com a falta de água em alguns bairros de Mamanguape. Fomos enganados pela antiga direção da Cagepa, que prometeu resolver o problema em janeiro e até hoje estamos convivendo com o problema”, destacou Paulo Benício, presidente da Associação Comunitária Santa Edwiges, acrescentando que as localidades mais afetadas com a falta de água são Gurguri, Bela Vista Rio do Meio e Sertãozinho.
Depois de ouvir os representantes dos moradores, Deusdete Queiroga apontou algumas medidas que a Cagepa estará adotando para minimizar os problemas em Mamanguape. “É preciso deixar claro que a solução definitiva não será concretizada em curto prazo. A solução virá com a construção de uma nova estação de tratamento de água e uma adutora transportando água da barragem de Araçagi. Esse um projeto de custo elevado, que já está sendo analisado pelo Governo do Estado”, explicou.
“De imediato, para minimizar os transtornos, estamos autorizando a recuperação da atual estação de tratamento de água, que elevará a capacidade de produção de água, e a construção de uma adutora de 600 metros para captar água em um outro manancial. Além disso, vamos instalar novos hidrômetros nas áreas onde não há problemas no abastecimento, visando com isso evitar o desperdício”, acrescentou Deusdete.
Outra proposta do superintendente da Cagepa acatada pelos moradores foi a criação de uma comissão para estudar novas alternativas que viabilizem a melhoria do abastecimento de água de Mamanguape. Segundo Deusdete, o grupo será formado por técnicos da companhia e representantes da comunidade, da prefeitura local e da Assembleia Legislativa.
Além de Frei Anastácio, a audiência contou com a participação do deputado Caio Roberto, do prefeito Eduardo Brito e do padre Anchieta. A Cagepa também foi representada pelos engenheiros Marco Túllio Zírpopli e Leonardo Brasil, diretor Comercial e gerente Regional do Litoral, respectivamente.
Comentários