VIDA URBANA
Cagepa se defende: água turva não traz riscos à população
Segundo a empresa, “a alteração na aparência da água foi decorrente da paralisação do sistema para conserto de vazamentos na adutora que atende o município”.
Publicado em 15/05/2009 às 17:03
Da Redação
A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) enviou nota ao portal Paraíba1 esclarecendo que a água distribuída para a maioria da população de Guarabira já se encontra dentro da normalidade, e que mesmo onde o líquido ainda está turvo, ele não representa riscos à saúde humana. A mensagem da Cagepa é em resposta à reportagem do portal, que na última quarta-feira (13) denunciou que a água na cidade estava completamente escura.
Segundo a empresa, “a alteração na aparência da água foi decorrente da paralisação do sistema para conserto de vazamentos na adutora que atende o município”.
A nota informa que após um serviço de manutenção considerado de “médio porte e em caráter de urgência”, que precisou parar o bombeamento de água por 15 horas, a pressão provocada pelo reabastecimento de água arrastou alguns materiais que estavam aderidos nas paredes internas da tubulação, o que provocou o escurecimento da água.
Mas que testes realizados em amostradas coletadas de vários pontos da cidade, ainda de acordo com a nota, mostrou que apesar da cor escura, a água não apresentava risco à saúde da população.
Leia na íntegra a nota da Cagepa:
A Cagepa informa que a água distribuída para a maioria da população de Guarabira já se encontra dentro da normalidade. A empresa esclarece que, apenas em alguns pontos mais acidentados da cidade, o líquido ainda está turvo, porém sem apresentar risco à saúde.
A Cagepa explica que a alteração na aparência da água, ocorrida na última quarta-feira (13), foi decorrente da paralisação do sistema para conserto de vazamentos na adutora que atende o município. Para realizar a manutenção, considerada de médio porte e em caráter de urgência, a Companhia precisou parar o bombeamento por cerca de 15 horas, o que acarretou o esvaziamento da rede de distribuição de água. Ao restabelecer o abastecimento, a pressão da água na rede acabou arrastando material aderido nas paredes internas da tubulação e, inevitavelmente, nas áreas mais acidentadas da cidade, a água apresentou coloração escura.
A Cagepa ressalta que, buscando corrigir o problema, durante toda a quarta-feira, realizou descargas na rede de distribuição para limpeza da água, bem como efetuou coletas e análises da qualidade do produto em pontos distintos das áreas afetadas.
A Companhia afirma por fim que, mesmo apresentando alteração na aparência, a água distribuída não representou risco à saúde da população.
Comentários