VIDA URBANA
Cai número de doações no Hemocentro da Paraíba
Cai número de doações no Hemocentro da Paraíba e orgão faz campanha para manter estoques durante feriados
Publicado em 22/12/2012 às 8:00
O Hemocentro da Paraíba recebe cerca de cinco mil doações mensais, número ainda insuficiente para atender à demanda, especialmente agora no final de ano quando o número de pessoas que precisam de doações de sangue aumenta no Estado. É neste período quando a redução de doações registra uma queda de 30% e, por isso, o Hemocentro está em campanha mais uma vez, fazendo um chamamento à população, para que se solidarize e ajude a salvar vidas.
Conforme a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral, nesta época as pessoas estão muito voltadas para as festas de final do ano e acabam esquecendo de fazer as doações. “A gente pede que os doadores façam a doação antes de viajarem, de comemorarem as festas porque este período é realmente muito crítico”, informou. Ela explicou que em dezembro acontecem muitos acidentes no Estado, o que preocupa ainda mais o Hemocentro, pois mais pessoas passam a precisar de sangue.
De acordo com a chefe do Núcleo, para que o sistema funcionasse de forma tranquila, seriam necessárias sete mil doações de bolsas por mês, mas o número não ultrapassa cinco mil, sendo que em alguns meses este número reduz para três mil bolsas. “Todos os finais de ano é o mesmo problema, a demanda aumenta e as doações diminuem. Nós aconselhamos que as pessoas que já doaram se tornem fiéis e façam o ato pelo menos duas vezes ao ano. Elas não sabem a importância desse gesto”, contou.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Além da sede localizada em João Pessoa e regional, em Campina Grande, a rede possui dez hemonúcleos, distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.
Em todas as unidades o funcionamento continuará normal neste final de ano, excluindo apenas os dias 24 e 31, quando o expediente será das 7h às 12h.
Para ser doador, Divane explicou que os interessados precisam ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; ter dormido normalmente nas últimas 24 horas; estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação, não ter tido hepatite após os 11 anos; não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; e não estar grávida ou em período de amamentação.
Comentários