VIDA URBANA
Cai número de passageiros pagantes
Nos últimos dez anos, em Campina Grande, houve considerável redução no número de usuários de transportes coletivos.
Publicado em 29/02/2012 às 6:30
A gratuidade nos transportes públicos de Campina Grande beneficia usuários que realizam cerca de 300 mil viagens, conforme as estimativas da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP). Além disso, são cerca de 200 mil viagens de estudantes que também pagam meia passagem, representando 18,9% dos usuários do sistema com algum tipo de benefício. Idosos acima de 65 anos, policiais, ex-combatentes, portadores de deficiência física e carteiros dos Correios estão incluídos na cota.
A gerente de transportes da STTP, Marília Santiago, exemplifica que no último mês de novembro o órgão registrou um número de 2,4 milhões de passageiros transportados que pagaram a passagem inteira, enquanto que no mesmo mês do ano de 2000 cerca de 4,5 milhões pagaram.
A gerente de transportes acredita que a redução do número de passageiros que pagam a passagem inteira é um reflexo de muitos usuários terem adquirido carro e motocicletas, assim como do aumento dos transportes clandestinos. Em 2005 foram registrados cerca de 149 mil passageiros por dia, e hoje esse número reduziu para 79 mil passageiros pagantes.
Comentários