VIDA URBANA
Calendário JPB se consolida como importante canal com a população
Quadro da TV Cabo Branco já resolveu 79 casos e se consolidou como importante canal de diálogo entre comunidade e poder público.
Publicado em 09/08/2015 às 7:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:23
O Calendário JPB apresentado pelo JPB 1ª Edição da TV Cabo Branco está comemorando neste mês seu quarto aniversário. Através do quadro, a população ganhou um importante canal para buscar a solução de problemas nas mais diversas comunidades da Grande João Pessoa. Desde a estreia, foram 107 casos atendidos, sendo 79 deles solucionados. Cinco acabaram ficando para trás por desistência dos próprios moradores. Outros 23 continuam em andamento.
O técnico óptico Antônio Pereira de Marrocos é um dos muitos moradores beneficiados com o serviço prestado pelo quadro. Após passar mais de um mês com uma cratera aberta em frente à casa onde reside, na rua Antônio Alfredo de Gama e Melo, no bairro Valentina, em João Pessoa, ele se uniu a vizinhos a fim de solicitar o apoio do Calendário JPB. “A via ficou intransitável. Um motoqueiro até caiu dentro do buraco. A turma da TV Cabo Branco veio mostrar a situação e, no dia seguinte, já tinha equipe da prefeitura resolvendo. Foi nossa luz no fim do túnel”, contou.
Até mesmo quando o problema é mais complexo e demanda mais tempo para ser resolvido, o programa não desiste. Outra cratera, dessa vez na rua Cromácio de Sousa Arnaud, no bairro Cristo Redentor, na capital, também tirava o sossego dos moradores da área. Na verdade, a rua nem existia mais, dando vez a uma imensa vala. Após dois anos e meio de reivindicações e 12 visitas do Calendário, a prefeitura destinou 700 caçambas de aterro para nivelar novamente a via e pavimentá-la. “Esperamos muito tempo por isso. Graças à força do quadro da TV, estamos vendo nosso sonho realizado”, falou o pedreiro Cristovam de França, que mora no local.
Quando começou, o Calendário JPB era apresentado pela jornalista Livia Calmon. Em maio de 2012, passou a ser comandado por Karine Tenório, que permanece no posto até hoje. Durante esse tempo, ela se tornou uma porta-voz das comunidades, conhecendo a fundo as dificuldades enfrentadas pelos moradores e, com eles, lutando pela solução. “Existe uma empatia muito grande do público. O envolvimento nas histórias é inevitável. Vivemos os problemas tão de perto, que os abraçamos como sendo nossos”, disse Karine.
Ainda segundo ela, a principal contribuição do Calendário JPB é mostrar que ter consciência cidadã pode mudar uma realidade difícil. “É preciso conhecer os seus direitos e, assim, lutar por eles, cada um fazendo sua parte”, acrescentou.
Os resultados positivos alcançados pelo quadro na TV Cabo Branco fizeram com que a ideia também fosse implantada no JPB 1ª Edição exibido pela TV Paraíba. A gerente regional das duas emissoras, Tatiana Ramos, destacou que os números de casos atendidos e resolvidos pela afiliada pessoense só fortalecem o sentimento de dever cumprido da equipe de jornalismo. “O Calendário JPB é um fiscalizador do serviço público. Ele tem credibilidade com a população por dar garantia que o problema reclamado não será esquecido. Resolvendo ou não, lutamos até o fim. É o nosso carro-chefe junto à comunidade”, disse.
Comentários