VIDA URBANA
Caminhos do Frio chega a Bananeiras e homenageia Clóvis Jr.
Abertura está marcada para as 19h30 no Espaço Cultural Oscar de Castro, com exposição de artes, feira de artesanato, muita música e dança.
Publicado em 08/08/2016 às 8:43
A Rota Cultural Caminhos do Frio chega nesta segunda-feira (8) à cidade de Bananeiras. A abertura está marcada para as 19h30 no Espaço Cultural Oscar de Castro, com exposição de artes, feira de artesanato, muita música e dança. Este ano as homenagens são direcionadas para o Guarabirense Clóvis Júnior, que está com exposição no Restaurante da Estação até a próxima sexta-feira, e o Bananeirense Alexandre Filho, artistas plásticos de renome internacional que representam a arte Naif.
O artista Naif Clóvis Júnior é um dos homenageados na programação da cidade de Bananeiras
Quem é Clóvis Júnior e o que significa sua arte
Nascido em Guarabira, Clóvis Júnior é radicado em João Pessoa onde veio morar desde os 17 anos de idade. Conhecido internacionalmente, o artista trabalha com pinturas, esculturas e gravuras. Sua primeira participação como artista plástico foi no ano de 1983, aos 18 anos de idade. Em 1985, ingressa no curso de educação artística - UFPB. Faz curso de gravura, Prof. Hermano José, UFPB.
Dono de muitos prêmios, destaca com premiações de 1° lugar em diversos concursos pela ONU em 1993. Contando no seu currículo com 35 exposições individuais no Brasil e no mundo e mais de 50 exposições coletivas e salões. Há outra série de exposições coletivas e participações na Bienal Naifs do Brasil, em São Paulo; Exposição Bikoo-kem(Eco 92), no Rio de Janeiro. Para nosso orgulho, Clóvis está entre nós, criando e se inspirando na Paraíba, mas já se tornou um fenômeno nacional.
De 1983 até hoje, soma em seu currículo uma lista de 16 exposições internacionais, destacando-se trabalhos realizados na Flórida, Nova York, Washington, Ovar, Paris, Buenos Aires, Alemanha, Itália, Londres, entre outras. Hoje, o artista tem trabalhos publicados em livros importantes como "Brazilian Knotd – Embaixada do Brasil – Londres"; "Brasilian Art – São Paulo"; participou de vários livros de Bienal Naifs do Brasil; "XXVIII Anuário do Clube da Criação de São Paulo"; "10 Anos do Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro".
A mistura de cores vibrantes e formas reflete o ápice da natureza humana, sendo considerado o artista que mais sabe representar o Brasil e o povo brasileiro no estado de pureza e de alegria.
Programação do Caminhos do Frio em Bananeiras
Com o tema “Aventura e Arte na Serra”, a Programação contará com oficinas, apresentação de teatro de bonecos, exposições de artes plásticas, exibição de filmes, espetáculo de dança e teatro, feira de artesanato, mostra gastronômica e trilhas ecológicas. Entre as atrações musicais estão os shows de Banda SCFV, Eloisa Olinto, Tinho e Banda, Kelson Kiss, Banda Anthares, Sandra Belê, Curió e Forró Caboclo. A programação fica na cidade até o próximo domingo (14).
Onde ficar e como aproveitar Bananeiras durante o Caminhos do Frio
Além dos diversos meios de hospedagem alternativa que são oferecidos em casas residenciais, os três maiores empreendimentos de hotelaria, em Bananeiras, dispõem de 383 leitos, distribuídos em apartamentos, chalés e alojamentos. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Túnel Ferroviário, a Lagoa do Matias, o Cruzeiro de Roma, as pinturas rupestres no Sítio Umarí, a Bica dos Cocos, o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, o Engenho Rainha, a Casa de Solón de Lucena, entre outros.
Bananeiras é a sexta cidade a receber a Rota que já passou por Areia, Pilões, Remígio, Solânea e Serraria. O festival segue para os municípios de Matinhas (15 a 21/08), Alagoa Nova (22 a 28/08), com encerramento em Alagoa Grande (28/08 a 04/09).
O Caminhos do Frio é uma realização do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e das prefeituras envolvidas, contando com apoio do Governo do Estado, por meio da PBTur e do Sebrae-Paraíba.
Comentários