VIDA URBANA
Campanha 'Abril Marrom' tem objetivo de prevenir a cegueira; conheça as causas
Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1,2 milhões de brasileiros cegos.
Publicado em 15/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 15/04/2018 às 15:48
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da cegueira, é realizada a campanha 'Abril Marrom'. Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existem cerca de 1,2 milhões de brasileiros cegos. De acordo com o oftalmologista, Gustavo Davila, os principais motivos da perda de visão é a falta do uso do óculos, quando ele é necessário, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Embora as principais doenças oculares que causem a perda de visão sejam mais conhecidas em idosos, também existe alternativas para diagnosticá-las em crianças. "Atualmente já se faz o teste do olhinho na própria maternidade quando a criança nasce. Com esse exame, tem algumas doenças que já podem ser diagnósticadas, se tem uma catarata desde o nascimento, tumores oculares que também são comuns na infância", afirma Gustavo Davila. "Após o teste do olhinho, também é importante sempre levar a criança para acompanhamento, só assim consegue diagnosticar ou evitar problemas futuros", conclui.
Além da falta de uso de óculos, o oftalmologista alerta sobre os perigos do uso indevido de lentes de contato. "A lente não pode ser comprada em qualquer lugar. Tem que ser adaptada por um médico oftalmo, porque mesmo com a adaptação feita por um especialista, mesmo assim não ta livre de riscos", afirma. Ainda de acordo com Gustavo Davila, o uso inadequado da lente pode aumentar a intensidade da perca de visão.
A cegueira também pode ocorrer pela falta de controle da diabetes. A retinopatia diabética é uma complicação da doença que provoca lesões dos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina, podendo causar hemorragias e levar à perda da visão. "Se a diabete for mal cuidada, ela pode ocasionar cegueira", diz Gustavo Davila. Para o oftalmologista, é importante que o paciente também faça um acompanhamento oftalmológico, para evitar qualquer prejuízo na visão.
Comentários