VIDA URBANA
Campanha de vacinação contra gripes A e B começa dia 5 de maio
Campanha será dividida em etapas e no primeiro dia ocorrerão ações simultâneas em diversos pontos do Estado.
Publicado em 25/04/2012 às 6:30
A Paraíba pretende imunizar 636.506 pessoas contra as Gripes A e B, entre os dias 5 e 25 de maio. A campanha é exclusiva para crianças com seis meses a dois anos de vida, gestantes, idosos, índios, presidiários e profissionais de saúde. Setenta por cento das quase 700 mil doses já chegaram ao Estado desde a última sexta-feira e estão sendo distribuídas entre os 223 municípios paraibanos.
Os outros 30% serão enviados pelo Ministério da Saúde até o final deste mês. Apenas os alérgicos, do tipo anafilático, à proteína do ovo devem evitar a vacina. A 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi lançada ontem, durante solenidade, em Brasília.
Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Missânea Moreira, no primeiro dia da campanha, ocorrerão ações simultâneas em diversos pontos do Estado. “Apesar do dia 5 cair em pleno sábado, os mais de mil postos de vacinação espalhados pela Paraíba estarão abertos. É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde nesse sábado, mas quem não puder, poderá fazer isso durante os demais dias”, observou.
A campanha será focada, inicialmente, em crianças, idosos e gestantes. Em seguida, as equipes vão agendar visitas em instituições de saúde, como hospitais e maternidades, para imunizar os trabalhadores. A terceira etapa dos trabalhos será em presídios.
Na Paraíba, segundo a Gerência de Planejamento e Informação (Geplaji) da Secretaria de Administração Penitenciária, existem oito mil presos. “A imunização da população carcerária vai começar após o dia 25. A vacina para esse grupo de pessoas já está incluída no total de doses enviadas para a campanha”, detalhou Missânea.
Comentários