VIDA URBANA
Campanha de vacinação contra HPV deve imunizar 17 mil meninas em João Pessoa
Campanha nacional lançada nesta segunda-feira (9) amplia público-alvo de 2014. Em toda a Paraíba, serão mais de 100 mil crianças vacinadas.
Publicado em 09/03/2015 às 16:42
Quase 17 mil meninas entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em João Pessoa. A expectativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que lançou a campanha nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal Afonso Pereira.
A campanha, que está sendo realizada em todo o país, representa um aumento na faixa etária do público-alvo: no ano passado, foram vacinadas meninas entre 11 e 13 anos. Segundo Chiara Dantas, chefe de imunização da SMS, neste ano a campanha irá até as escolas do município para facilitar a imunização.
"Para estar imunizada, a menina precisa tomar três doses da vacina, sendo a primeira aplicada agora, a segunda dose seis meses após a primeira e a terceira depois de cinco anos", explicou Chiara. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação.
Em todo o Estado, mais de 100,5 mil meninas devem receber a vacina - foram mais de 105 mil doses enviadas à Paraíba; na cidade de Campina Grande, a prefeitura espera imunizar cerca de 10 mil crianças. Já no Brasil, o Ministério da Saúde pretende vacinar 4,94 milhões de meninas.
As crianças que tomaram apenas a primeira dose no ano passado também podem procurar um posto de saúde ou a coordenação das escolas para continuar o esquema vacinal. Além disso, 33,5 mil mulheres que vivem com HIV em todo o país também estão inclusas na campanha, já que elas têm cinco vezes mais probabilidade de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.
Balanço
Em 2014, 17.964 meninas entre 11 e 13 anos tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV em João Pessoa. Já a segunda dose foi aplicada em 12.373 crianças. Em todo o país, 4,95 milhões de meninas (100% do público-alvo) receberam a primeira dose, enquanto 2,9 milhões (58,7% do público-alvo) compareceram aos postos para a segunda dose.
Vacina
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a vacina quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), não apresenta riscos à saúde. “A vacina é extremamente segura. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida", afirmou.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou de mãe para filho no momento do parto. Ele é uma cas causas do câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil - em 2012, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram 5.264 vítimas fatais da doença.
Comentários