VIDA URBANA
Campanha do Aleitamento Materno começa nessa segunda em Campina Grande
Na manhã de hoje, houve uma palestra sobre os benefícios da amamentação.
Publicado em 01/08/2016 às 10:54
Conscientizar as mulheres sobre a importância da amamentação para o bom desenvolvimento dos bebês. Esse é objetivo da Campanha de Aleitamento Materno, que começou a ser realizada nessa segunda-feira (1º), em Campina Grande. A ação faz parte da 25ª Semana do Aleitamento Materno, que vai ser encerrada na cidade no próximo domingo (7), com uma vasta programação. Na manhã de hoje, houve uma palestra sobre os benefícios da amamentação, reunindo mães e representantes das unidades de saúde do município no Sítio São João.
As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a programação segue ao longo dessa semana promovendo ações de conscientização para a necessidade do aleitamento materno. Também vão ser realizadas palestras nas maternidades e atividades lúdicas, como piquenique com as doadoras de leite, oficinas de relaxamento e massagem, além de serviços de beleza. O projeto Doutores da Amamentação também fará apresentações nas maternidades para divertir as mães e gestantes com orientações sobre amamentação.
Nas Unidades Básicas de Saúde as equipes da rede de Saúde Bucal farão palestras com as gestantes para falar como o simples fato de amamentar contribui para o desenvolvimento do bebê. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite da mãe deve ser ofertado às crianças até os dois anos de vida e durante os primeiros seis meses os bebês devem se alimentar somente do leite para evitar doenças e promover um desenvolvimento sadio.
Mamaço
Na quinta-feira,(4), às 9h, vai ser realizada 'A Hora do Mamaço' no Monumento dos 150 anos de Campina Grande, ação em que dezenas de mulheres vão estar amamentando seus filhos para chamar a atenção de toda a sociedade para o aleitamento materno. “Este é o momento mais bonito da campanha e pretendemos desta vez ampliar a visibilidade desta atividade para que todos saibam como é importante amamentar”, disse a Coordenadora do Banco de Leite Doutor Virgílio Brasileiro, Alane Tavares.
Serviço
em Campina Grande, o Banco de Leite funciona no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). O leite coletado é distribuído nas UTIs neonatais das maternidades da cidade para suprir as demandas dos recém-nascidos. Por mês são recolhidos em média 125 litros e são entregues 104 às mães. O Banco de Leite Doutor Virgílio Brasileiro realiza atendimento em grupo e individual, visita domiciliar e análise da qualidade do líquido.
Comentários