VIDA URBANA
Campanha ensina como evitar queimaduras durante festejos juninos
Hospital Regional de Campina Grande faz campanha nas escolas da cidade para alertar crianças sobre o manuseio inadequado de fogos de artifício. Saiba como proceder em caso de queimadura.
Publicado em 07/06/2011 às 14:00
Da Redação
Com Secom-PB
Durante todo o mês de junho, em virtude dos festejos de São João, aumenta o número de feridos por queimaduras devido ao uso de fogos de artifício ou à exposição a fogueiras. Para evitar estes casos, o Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande lançou nesta semana uma campanha de prevenção de queimaduras, com o slogan “Quem brinca com fogo termina queimado”.
Até o dia 30 deste mês serão realizadas palestras em escolas e distribuída cartilha com orientações sobre o manuseio de fogos de artifício. A campanha será feita com a distribuição de uma cartilha de orientações em forma de cordel com objetivo de alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada.
Também serão realizadas palestras em escolas públicas e privadas, e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande.
Dicas
A coordenação da campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital Regional.
Não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois essas substâncias podem agravar o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve colocar sob a água a área atingida.
No setor de atendimento especializado, o hospital conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.
O Hospital Regional é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. Referência no Estado, a unidade funciona com 18 leitos, sendo seis reservados para crianças e 12 para adultos. Os telefones do hospital são 3310.5906 e 8886.0402.
Comentários