VIDA URBANA
Campanha imuniza mais 357 mil contra gripe a partir de segunda
Prioridade será de gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas. Prazo para vacinação em um dos 1.007 postos do Estado vai até 2 de abril.
Publicado em 20/03/2010 às 19:26
Do Jornal da Paraíba
Após o término, nessa sexta-feira (19), da primeira etapa de vacinação na Paraíba contra a Gripe A, segunda-feira (22), será a vez de um novo grupo prioritário ser imunizado. Trata-se das gestantes (independente do período de gestação), crianças com idades entre seis meses e dois anos, além dos portadores de doenças crônicas, que terão até o dia 2 de abril para se vacinarem em um dos 1.007 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) distribuídos por todo o Estado. Nesta segunda etapa, a meta é vacinar 357.754 só na Paraíba.
Cada município ficará responsável por divulgar para a população o local e horário exato onde serão disponibilizadas as doses da vacina H1N1. Em João Pessoa, além dos PSFs, haverá imunização nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção Integral à Saúde localizados nos bairros de Mangabeira, Cristo e Jaguaribe. Aqueles que forem se vacinar devem levar um documento de identidade com foto e carteira de vacinação da criança ou do adulto, se possuírem.
O Ministério da Saúde informou que os idosos com mais de 60 anos, mesmo que sejam portadores de doenças crônicas, serão imunizados somente em uma outra etapa. São doenças crônicas: problemas cardíacos, respiratórios, hepáticos, renais, sanguíneos, diabetes, imunodepressão e obesidade no grau três. As mulheres que engravidarem após esta segunda etapa de vacinação poderão receber a imunização nas fases seguintes. Já as crianças tomarão uma dose dividida em duas vezes, sendo a segunda dose administrada 30 dias após a primeira.
Primeira etapa
O Estado superou a meta de vacinação da primeira etapa contra a gripe pandêmica A, imunizando 81,83% das 50.416 que estariam nos dois primeiros grupos prioritários (profissionais de saúde e indígenas). Isto representa 41.252 pessoas vacinadas, enquanto que a meta era imunizar pelo menos cerca de 40.000 pessoas, que representa 80% do público-alvo. Os números fazem parte do balanço parcial (feito até a tarde de ontem) do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Segundo o coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, a primeira etapa de vacinação foi tranquila na Paraíba, sendo os profissionais de saúde imunizados nos locais de trabalho e os indígenas nas 30 aldeias que existem no Estado. Ontem, no último dia desta primeira etapa, o movimento foi intenso em alguns postos de saúde na capital.
No PSF localizado na avenina Rui Barbosa, na Torre, a enfermeira Selma de Carvalho estima ter vacinado mais de 500 pessoas só no período da tarde.
Comentários