VIDA URBANA
Campanha pede calma no trânsito
JORNAL DA PARAÍBA lança campanha pela melhoria da mobilidade urbana na capital; primeira parte traz o tema 'velocidade no trânsito'.
Publicado em 26/09/2012 às 6:00
Encadeado com a Semana Nacional de Trânsito, o Jornal da Paraíba lançou no último domingo um movimento pela melhoria da mobilidade urbana. A primeira parte da campanha se inicia pelo tema “velocidade no trânsito” e inclui anúncio no jornal, peças para internet e comercial para televisão, que estreou no intervalo da estreia do The Voice, nova atração da Rede Globo.
A campanha surgiu da preocupação do Jornal da Paraíba com a atual situação da mobilidade no Estado, sobretudo em João Pessoa, cujos detalhes foram apresentados em reunião com a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (Semob) durante o último mês de agosto.
De acordo com uma pesquisa apresentada pela Semob, se o carro está circulando com velocidade acima de 65 km/h e causa um atropelamento, a vítima não sobrevive em 85% dos casos. Se a velocidade for acima de 80 km/h, então 100% dos acidentes costumam ser fatais. Esses números preocupam ainda mais quando se descobre que 37,6% das infrações de trânsito na capital são por excesso de velocidade, de acordo com dados deste ano.
Pela urgência do problema, o excesso de velocidade foi o tema escolhido para orientar a primeira parte da campanha do JP.
Segundo o gerente de marketing do jornal, Láuriston Pinheiro, embora seja realizado pelo Jornal da Paraíba, todos os veículos da Rede Paraíba de Comunicação vão participar do projeto. “O JP levanta a bandeira da mobilidade urbana e abre o debate, mas todas as mídias do grupo participarão ativamente, com reportagens especiais, apoio a eventos e ações”, contou. A primeira fase da campanha deve se estender até a segunda semana de outubro, quando outro tema entrará em pauta, seguido ainda por outros nos próximos meses.
Segundo a agência Faz Comunicação, responsável por toda a criação, “O trânsito pede calma. A vida também” é o conceito guarda-chuva que norteia todas as ações do projeto. “Durante a campanha, esse conceito vai dar sustentação a outras situações específicas que serão trabalhadas, como a atitude do motociclista e a violência do trânsito, sempre no sentido de lembrar ao espectador que no trânsito duas coisas são importantes para a segurança de todos: ter mais paciência e ter cuidado com o excesso de velocidade”, explica o diretor de criação Alexandre Feliciano.
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