icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha pretende imunizar mais de 80 mil animais contra a raiva

Cães e gatos devem receber a vacina a partir do dia 16 de novembro. Vão ser disponibilizados 200 pontos de vacinação na Grande JP.

Publicado em 28/10/2015 às 8:38

Com a previsão de imunizar 88 mil cães e gatos, a Campanha Antirrábica 2015 vai disponibilizar 200 pontos de vacinação, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ao todo, a capital possui uma população aproximada de 111 mil cães e gatos, deste total, 81 mil são cães. A primeira etapa da vacinação vai acontecer a partir do dia 16 de novembro, com postos localizados nas comunidades mais distantes, como Engenho Velho, Mussuré e Barra de Gramame. Já no dia 28, dia 'D' da campanha, cada bairro receberá um posto de vacinação, que atenderá a população das 8 às 17h.

O público-alvo da campanha são os cães e gatos, no entanto, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa (Cvaz) pretende imunizar um número maior de cães. “O programa visa cães e gatos, nossa meta é 80% da população desses animais. Porém, os cães vão receber uma atenção maior. Queremos imunizar 62 mil cães. O gato também é transmissor, mas acidental. Ele só se infecta quando se alimenta de morcego, que também é um transmissor", revelou o gerente de vigilância, Nilton Guedes.

Segundo a veterinária do Cvaz Eudócia Almeida, todos os cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva a partir dos três meses de idade, incluindo também os animais gestantes, já que não existe contraindicação. "A vacinação não é 100% segura, depende do organismo do animal, por isso, precisa ser repetida anualmente. É a melhor forma de prevenir a doença, que é letal nos animais e nos seres humanos”, pontuou. A vacina é gratuita e não tem contraindicação.

A veterinária alerta ainda sobre os cuidados emergenciais, em casos de mordida por animais com raiva. “Deve-se procurar o posto imediatamente para tomar o soro e evitar a contaminação, lembrando que a doença é letal."

Saiba Mais

O que fazer ser for mordido por um animal

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Doença (Fonte: Cvaz)

A raiva animal é uma doença causada por um vírus e ataca também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp