VIDA URBANA
Campanha realiza exames gratuitos para detectar câncer de cabeça e pescoço
Ação será realizada neste sábado no Hospital Napoleão Laureano, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
Publicado em 24/07/2015 às 14:43
Será realizado neste sábado (25) um mutirão de atendimento ambulatorial gratuito no Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe, das 8h às 12h. A mobilização pretende atender a população em geral e pessoas que apresentam algum sintoma de câncer de cabeça e pescoço e estão esperando uma consulta.
A ação, que faz parte da campanha Julho Verde, é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e conta com o apoio da Unimed João Pessoa. Durante todo mês são realizadas mobilizações em todo o mundo para alertar sobre o problema; na segunda-feira (27) é celebrado Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.
"A Campanha Julho Verde é extremamente importante para conscientizar as pessoas sobre como prevenir o câncer de cabeça e pescoço e também para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura", enfatizou Victor Perrusi, coordenador da campanha na Paraíba.
Doença
O câncer de cabeça e pescoço está entre os cinco mais frequentemente diagnosticados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Com mais de 18 mil novos casos registrados por ano no país, o câncer de boca e laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do de próstata; entre as mulheres, a manifestação mais comum é o câncer de tireoide.
Segundo Perrusi, se diagnosticado em fases iniciais, o câncer tem mais de 80% de chances de cura. Os principais fatores de risco são o consumo de cigarro e álcool; quando associadas, essas substâncias multiplicam em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver a doença.
O paciente deve ficar atento a qualquer nódulo no pescoço - principalmente quando ele é endurecido, cresce e não desaparece em até 21 dias -, lesão na boca que não cicatriz em 21 dias e rouquidão permanente.
Comentários