icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campina ganha 'Casa da Mãe'

Casa servirá de apoio para mães atendidas pelo Isea de outros municípios que precisem tomar medicação ou acompanhar os filhos.

Publicado em 18/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:30

Para ampliar a rede de atendimento a pacientes de alto risco que são atendidas pelo Instituto Elpídio de Almeida (Isea), será inaugurada na segunda quinzena do mês de agosto a Casa da Mãe de Campina Grande, um local onde as mães de outros municípios que precisem tomar medicação ou que necessitem acompanhar os filhos que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possam se instalar para desafogar o atendimento na maternidade municipal. A unidade contará inicialmente com 20 leitos que servirão para hospedar as pacientes, evitando que elas permaneçam no Isea ao longo da estadia dos filhos.

Para viabilizar esse serviço, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, alugou uma residência na rua João da Mata, próxima ao Isea, para servir de apoio às mães que vêm de mais de 60 diferentes cidades do Brejo, Agreste e Serão paraibano, além de municípios do Rio Grande do Norte e Pernambuco. De acordo com a secretária de Saúde Lúcia Dercks, além da iniciativa da gestão municipal, outras instituições estabelecerão parcerias para que o serviço seja oferecido.

“Este atendimento estará vinculado à Rede Cegonha do Governo Federal e também terá o apoio do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que cederá as camas e estamos buscando outros parceiros. Essa Casa da Mãe será muito importante já que o Isea atende mais de 60% de suas pacientes de outros municípios. Com essa casa, as mães terão condições de ficar hospedadas e receber todo o apoio médico caso elas também precisem de tratamento”, explicou a secretária de Saúde Lúcia Dercks.

Segundo a diretora do Isea, Marta Lúcia Albuquerque, uma equipe composta por técnicos de enfermagem e enfermeiros trabalhará durante 24 horas no local para garantir o atendimento às mães.

Segundo ela, a prefeitura arcou com os custos relativos à reforma do prédio e que a manutenção não será um problema para manter o local em funcionamento. “Não precisamos fazer um investimento alto. Já estipulamos a equipe que irá trabalhar na Casa da Mãe, que serão profissionais do próprio Isea, e estamos entusiasmados para oferecer um bom serviço”, disse.

A Casa da Mãe de Campina Grande estava prevista para ser aberta na próxima segunda-feira. Mas, bandidos invadiram o prédio início do mês e levaram portas, luminárias, louças sanitárias e outros assessórios.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp