VIDA URBANA
Campina Grande deve ganhar mais 30 bairros
Número de áreas delimitadas pela municipalidade vai chegar a 83 e será aprovado pela Câmara.
Publicado em 28/12/2016 às 19:49
A revisão do Plano Diretor de Campina Grande deve aumentar o número de bairros de 53 para 83 nos próximos anos. A revelação foi feita nesta quarta-feira (28) pelo secretário de Planejamento e Obras, André Agra, que participou da solenidade de posse dos novos titulares do Conselho Municipal da Cidade de Campina Grande (Concidade/CG), no auditório do IPSEM. Projeto vai ser aprovado pela Câmara de Vereadores.
Um dos bairros mais populosos é o das Malvinas. Este será dividido em dois: Malvinas Norte e Malvinas Sul. “O das Três Irmãs é do tamanho de cinco bairros, mas só tem uma creche. Se for dividido em cinco, terá cinco creches. A gente vem com revisão com o Plano Diretor que vai provocar uma mudança interessantes. A gente pode deixar a cidade crescer horizontalmente e depois colocar o serviço público. É um diálogo bastante popular e técnico para transformar Campina Grande em uma cidade próspera e edificante”, explicou André.
Conselho
O Conselho Municipal da Cidade de Campina Grande (Concidade/CG) está com uma nova formação. Os 39 conselheiros que representam o Poder Executivo Municipal (40%) e a sociedade civil organizada (60%) foram empossados.
De acordo com a Lei Nº 5.304/2013, que regulamenta o Concidade/CG, o secretário de Planejamento de Campina Grande, cargo ocupado pelo engenheiro civil André Agra, foi nomeado presidente do Conselho. O mandato, de todos os conselheiros, será de três anos, sendo admitida recondução.
“Agora nossa missão, como membros do Conselho da Cidade, é fortalecer as ações que norteiam o desenvolvimento de Campina Grande, sempre trabalhando com a sociedade para que tenhamos uma cidade mais eficiente, com qualidade de vida e prosperidade para todos”, destacou o secretário André Agra, presidente do Concidade/CG.
O Conselho da Cidade de Campina Grande é um órgão colegiado, de natureza permanente e caráter consultivo e deliberativo, que tem o objetivo de acompanhar, analisar, propor e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento urbano. Seus membros devem garantir a continuidade das políticas, programas e projetos de desenvolvimento do município, visando à promoção e integração do planejamento e das ações de gestão do solo urbano, habitação, saúde, educação, saneamento ambiental, mobilidade e
acessibilidade.
Titulares
Do total de titulares, e seus respectivos suplentes, representam o Poder Executivo municipal, membros da Secretaria de Planejamento e das Coordenadorias de Planejamento Urbano e de Habitação de Interesse Social, além das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Juventude, Esporte e Lazer, Superintendência de Trânsito e Transportes
Públicos (STTP), Empresa Municipal Urbana da Borborema (Urbema), Procuradoria-Geral do Município e AMDE - Agência Municipal de Desenvolvimento.
Da sociedade civil organizada estão representados: Poder Público Estadual (Cagepa); Poder Público Federal (Caixa Econômica Federal); Movimentos Sociais e Populares, pertencentes às associações comunitárias ou de moradores, movimentos por moradia, movimentos de luta por terra e demais entidades voltadas à questão do desenvolvimento urbano.
O Concidade/CG conta ainda com representantes de entidades empresariais; entidades sindicais; entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e de Conselhos Profissionais; representantes de Organizações Não Governamentais ou Organizações Sociais Civis de Interesse Público e da Câmara Municipal de Campina Grande.
Comentários