VIDA URBANA
CG está entre as 10 cidades do Brasil que mais atraem estudantes para ensino superior
Cajazeiras e Patos também aparecem na lista, que foi resultado de um levantamento.
Publicado em 26/06/2020 às 15:38 | Atualizado em 26/06/2020 às 19:00
Segundo a pesquisa de Região de Influência das Cidades (Regic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocupa a 9ª posição da lista de municípios brasileiros para os quais estudantes do ensino superior que moram em outras cidades mais se deslocam. O estudo também mostra que esses alunos viajam, em média, 92 quilômetros para ter acesso aos cursos, considerando os percursos de ida e volta.
Na Paraíba, além de Campina Grande, os municípios de Cajazeiras e Patos, no Sertão, também estão na lista das 30 cidades do Brasil com maior centralidade na busca por ensino superior, e ocupam, respectivamente, o 13º e 18º lugar. As cidades paraibanas dividem a lista elaborada pela Regic com municípios de estados, como Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas.
O levantamento do IBGE considerou os deslocamentos de ida e volta dos estudantes, tanto em dias úteis como em períodos de menor frequência (semanais, quinzenais ou mensais), em dez anos, até 2018. Também foi levada em consideração a necessidade de mudança fixa de uma cidade para outra, que milhares de brasileiros precisam enfrentar ao decidirem estudar em instituições de ensino superior.
Campina Grande possui um grande pólo educacional, e sedia os principais campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de contar com a presença de pelo menos três grandes faculdades privadas. Os municípios de Cajazeiras e Patos, no Sertão, também contam com campis da UFCG, UEPB e instituições de ensino superior da rede privada.
No Brasil
A nível nacional, as localidades com maior atratividade para ensino superior foram os Arranjos Populacionais de Belém, no Pará, Salvador, na Bahia, Teresina, no Piauí, e São Luís, no Maranhão. Essas capitais foram destaque em relação ao número de pessoas que se desloca para elas com o objetivo de frequentar seus cursos.
As 30 cidades do Brasil com maior potencial de deslocamento para cursos do ensino superior de acordo com o IBGE, são:
Apesar de apontar uma lista com as 30 cidades brasileiras para onde os alunos do ensino superior mais se deslocam, a Regic indicou que não há uma polarização por parte de um pequeno grupo de cidades, uma vez que alguns dos municípios presentes no ranking, como os da Paraíba, estão no interior do estado. Dessa forma, é possível afirmar que não existe uma larga difusão da procura por cursos de ensino superior por territórios específicos.
A geógrafa da Gerência de Redes e Fluxos do IBGE, Evelyn Pereira, categorizou os principais motivos pelos quais são mais procuradas. “Em geral, essas cidades que representam atração maior no interior são polos de educação a distância, são sedes de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, têm campi de universidades estaduais ou têm suas próprias universidades, como acontece em Juiz de Fora, Maringá, Viçosa e Santa Maria”, completa.
A atração de pessoas em busca do ensino superior, segundo o IBGE, foi muito maior que a verificada em outras temáticas abordadas pela Regic, como para atividades culturais e esportivas. No caso do município de Sobral, no Ceará, por exemplo, o indicador apontou um alto índice de busca por universidade, enquanto para outras áreas a cidade não é tão procurada.
Sobre a pesquisa
A Regic do IBGE é feita a cada dez anos, e analisa a relação entre diferentes cidades, considerando aspectos como meio de deslocamento de pessoas em busca de serviços, e ligações entre redes e filiais de empresas e instituições públicas localizadas em mais de um município. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário, em que foram respondidas questões como quais os destinos mais procurados na busca por produtos e serviços.
Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*
Comentários