VIDA URBANA
Campina Grande ganha Guarda Municipal em maio
Futuros integrantes começaram treinamento nesta semana. Preparação deve durar três meses.
Publicado em 02/02/2012 às 16:14
A partir de maio de 2012, Campina Grande vai passar a contar com uma Guarda Municipal. Os futuros integrantes da corporação começaram a passar por um treinamento na segunda-feira (30) no Centro de Ensino da Polícia Militar. O coronel do Exército Márcio Saraiva, comandante da guarda, disse nesta quarta-feira (1°) que essa é primeira fase do treinamento que vai durar três meses e ainda faz parte do processo seletivo.
O coronel disse que estão sendo treinadas 88 pessoas, entre homens e mulheres, que foram aprovadas em um concurso em 2011. Márcio informou que deste total 70 serão aproveitados na Guarda Municipal, os demais ficarão em uma espécie de lista de reserva. Ela também enfatizou que o treinamento com a Polícia Militar em João Pessoa vai durar nove dias e depois disso haverá duas outras fases em Campina Grande. “ A secretaria nacional de Segurança Pública exige 400 horas, mas nós colocamos duas fases adicionais no treinamento e com isso teremos 640 horas”, informou.
Natural do Ceará e ex-comandante do quartel do Exército em Campina Grande, Márcio Saraiva foi nomeado para comandar a guarda em maio de 2011 e desde então vai trabalhando em sua instalação.“O foco que estamos dando é na área da prevenção. Vamos preencher uma lacuna e auxiliar a polícia para que ela seja focada na área de repressão ao crime”, disse Saraiva. Segundo ele a Guarda deve ter bases em vários pontos da cidade. “Nosso objetivo é ser uma guarda cidadã”, completou.
Saraiva destacou que diferentemente da Guarda de João Pessoa a de Campina Grande vai trabalhar armada. “A lei permite isso, as guardas que não trabalham armadas é por opção das administrações municipais. Por exemplo a do Rio de Janeiro tem um efetivo de cerca de 6 mil homens e não é armada”, acrescentou.
O coronel disse que a lei que criou a guarda ,que é de 2009, determina que ela tenha um efetivo de 400 homens, mas que “isso vai depender dos próximos governos”. Ele enfatizou por fim que a corporação terá um orçamento de R$ 1 milhão por ano.
Comentários