VIDA URBANA
Campina Grande ganha novo teatro
Novo teatro é fruto de um investimento na ordem de R$ 10 milhões e é dotado de uma moderna estrutura; autoridades prestigiaram inauguração.
Publicado em 29/11/2012 às 6:00
A cultura de Campina Grande comemora a abertura do mais novo espaço para as artes: o Teatro Facisa, que foi inaugurado na noite de ontem, com a presença de autoridades, políticos e personalidades ligadas à Educação e à Cultura. O local é fruto de um investimento na ordem de R$ 10 milhões e é dotado de uma moderna estrutura.
O descerramento da placa inaugural foi feito por Dalton Gadelha, diretor presidente do Grupo Facisa/FCM/Esac, e Gisele Gadelha, diretora presidente do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Cesed). Os dizeres “Teatro: forma de se viver várias vidas e despertar nas pessoas tantas outras” sintetizaram a alegria de Dalton em inaugurar um equipamento de tamanha importância cultural. “O teatro deu muitos saltos históricos e este é mais um para o teatro de Campina Grande”, disse.
Presentes na solenidade de inauguração, o vice-governador Rômulo Gouveia e o prefeito eleito de Campina, Romero Rodrigues, destacaram a importância do novo espaço. “Trata-se de um equipamento de grande utilidade, que fortalece a nossa cultura”, frisou Rômulo. “É um marco para a cultura campinense, que já conta com o Teatro Municipal Severino Cabral e, agora, dispõe de uma das melhores estruturas do país”, atestou Romero.
A noite inaugural contou com a entrega da Comenda Paulo Freire a Margareth Bezerra, Lourdes Ramalho, Antonio Barros, Paulo Gadelha, Eneida Agra e Roberto Smith, por suas significativas contribuições para a Cultura e a Educação de Campina Grande.
Os presentes também assistiram à primeira apresentação oficial do teatro, que teve a encenação da peça “Tangos & Tragédias”, com os atores gaúchos Hique Gomes e Nico Nicolaiewsky.
ESPAÇO
O Teatro Facisa possui 716 assentos, salas de aula e de ensaio artístico, além de bar, café e cozinha industrial. Todo o espaço tem 2.624m² de área e palco com 273m². Os espectadores do camarote e do público principal assistem aos espetáculos em poltronas que dispõem de ponto de energia, internet e tradução simultânea, além de reservas para pessoas com necessidades especiais. Os artistas têm um backstage, incluindo três camarins equipados e estrutura para gravação de CD e DVD.
Comentários