icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campina registra 300 acidentes no trimestre

Com um registro de mais de 300 acidentes de trânsito só este ano em Campina Grande, STTP lança campanha 'Maio Amarelo'.

Publicado em 07/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:40

Mais de 300 acidentes foram registrados entre janeiro e março deste ano em Campina Grande, segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Já em todo o ano passado foram 3.157 ocorrências, com 227 atropelamentos e 70 mortes. Para chamar atenção para estes índices e tentar reduzir a violência no trânsito, a prefeitura lançou ontem pela manhã as ações do movimento 'Maio Amarelo', com a abertura da Semana Mundial de Segurança do Pedestre.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), que funciona nas dependências do antigo Museu Vivo da Ciência, às margens do Parque do Açude Novo.

Durante o evento, a STTP oficializou o projeto 'Travessia Legal', que tem como objetivo sensibilizar condutores e pedestres quanto à utilização da faixa de segurança. A secretária de saúde Lúcia Derks participou da cerimônia, representando o prefeito Romero Rodrigues e destacou a campanha. “Precisamos trabalhar a educação no trânsito desde cedo, nas escolas, dentro de casa. Por isso esta campanha irá percorrer todas as escolas da cidade. A educação é a chave para redução da violência no trânsito”, alertou a secretária.

As atividades que serão desenvolvidas durante o 'Maio Amarelo' têm foco na conscientização por uma direção saudável para combater os altos índices de casos de acidentes com pedestres registrados no município no ano passado.

Conforme relatório de acidentologia divulgado pela STTP, os bairros que mais registraram atropelamentos foram: Centro (17,2%), Catolé (9,3%), Liberdade (5,7%) e Alto Branco (5,3%). O maior vilão é a motocicleta, responsável por 63,9% dos atropelamentos na cidade. Ainda segundo o levantamento, 68% dos condutores que atropelam são homens, com média de 36 anos. A maior parte das vítimas (64%), também é do sexo masculino e têm, em média, 31 anos.

A Semana Mundial do Pedestre acontece até o próximo dia 21, com a realização de blitzen educativas em diversos pontos da cidade, além de abordagens pontuais em vários eventos. De acordo com José Marques, superintendente da STTP, estimular a gentileza no trânsito é o principal objetivo da campanha 'Maio Amarelo'.

“O movimento surgiu para chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de vítimas do trânsito em todo o mundo.

Estamos fazendo a nossa parte. Já temos contrato firmado e demos início à pintura de reforço de faixas de pedestres já existentes e outras serão pintadas em locais estratégicos, com base no levantamento do número de atropelamentos. Os pontos exatos e a quantidade ainda estão sendo definidos”, acrescentou.

STTP APLICA MIL MULTAS POR MÊS

Além dos dados sobre acidentes, a Superintendência de Trânsito também realizou um levantamento sobre a aplicação de multas na cidade. De acordo com o gerente de trânsito da STTP, Patrício Barros, a autarquia aplica cerca de duas mil multas por mês no município, o que representa uma média de 66,6 condutores multados por dia em Campina Grande.

Ainda conforme o levantamento estatístico, a infração mais recorrente na cidade é o uso do telefone celular pelos motoristas, que corresponde a 26% das multas aplicadas mensalmente. Em seguida, aparecem o não uso do cinto de segurança (22%), o transporte clandestino de passageiros (19%) e o estacionamento em local proibido (16%).

Sobre a arrecadação obtida com as multas, Patrício Barros informou que em 2013 o valor levantado chegou a R$ 4,5 milhões, montante que em 2012 era de R$ 12,5 milhões. A diferença, segundo ele, se deve ao fato de que no ano passado a STTP deixou de aplicar multas com base nas imagens das câmeras de monitoramento de trânsito.

O dinheiro arrecadado, explicou o gerente, é utilizado nas ações e serviços realizados pela autarquia, a exemplo da implantação de abrigos de ônibus, campanhas educativas e instalação da sinalização. Para o gerente, o número de multas aplicadas reforça o alto índice de imprudência no trânsito em Campina.

MONITORAMENTO

De acordo com o gerente de trânsito, Patrício Barros, a STTP contará com reforço de 28 câmeras de monitoramento a mais a partir de junho, além das 68 já existentes, totalizando 96 equipamentos que ficarão na cidade permanentemente. Durante o Maior São João do Mundo, elas serão distribuídas nos pontos de maior fluxo de veículos e no entorno do Parque do Povo. (Colaborou Déborah Souza)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp