VIDA URBANA
Campina tem selo próprio de qualidade
Serviço começou a funcionar em janeiro deste ano. Cerca de 90% da carne consumida na cidade é proveniente do abatedouro regulamentado.
Publicado em 17/06/2012 às 6:00
A cidade de Campina Grande é a única da Paraíba que possui um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em funcionamento, para regulamentar e fiscalizar o abate de animais e certificar a qualidade da carne. Por semana, cerca de 160 animais são abatidos em um abatedouro particular instalado no bairro do Itararé. A carne produzida lá recebe um selo que garante a procedência do produto, além da Guia de Trânsito Animal (GTA).
O serviço começou a funcionar em janeiro deste ano e atualmente cerca de 90% da carne consumida na cidade é proveniente do abatedouro regulamentado, de acordo com a Secretaria de Agricultura do município.
“Com o selo garantimos à população que a carne bovina está sendo certificada, dando confiança ao consumidor”, avalia João de Deus Rodrigues, secretário de Agricultura do município.
O restante da carne consumida em Campina Grande é proveniente de outros estados, principalmente Mato Grosso e Piauí, com Selo de Inspeção Federal (SIF) que também garante a procedência dos alimentos.
Mesmo assim, a prefeitura não descarta que ainda existam abates irregulares na cidade e pede que a comunidade denuncie.
Comentários