icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campina vai ganhar mais quatro parques

Além do Jardim Botânico na Mata do Louzeiro, prefeitura deverá implantar área verde na Liberdade, Monte Santo e  São José da Mata.

Publicado em 18/04/2013 às 6:00


A área destinada ao verde em Campina Grande vai crescer com a implantação de mais quatro parques na cidade. Um deles, o Jardim Botânico (na Mata do Louzeiro), está sendo considerado um dos maiores projetos ambientais dos últimos 50 anos na cidade e deverá começar a receber visitantes em dezembro deste ano. Além dele, a Prefeitura Municipal também deverá implantar um espaço verde na Liberdade, na antiga Cachoeira (bairro do Monte Santo) e no distrito de São José da Mata.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Marlene Alves, o Jardim Botânico de Campina Grande já está em processo de criação. “Toda a área da Mata do Louzeiro será preservada com a criação do Jardim. A Mata possui 99 hectares e a prefeitura desapropriou 22 hectares até agora. Vamos iniciar o projeto nessa área que já foi adquirida e esperamos que até dezembro deste ano o novo espaço possa começar a receber as visitas”, disse.

A expectativa é de que sejam investidos inicialmente R$ 5 milhões no projeto, que, além de preservar a fauna e flora, deverá servir como fonte de pesquisa para estudantes e local de lazer para campinenses e turistas. “A importância da Mata do Louzeiro vai além da questão ambiental. Também passa pela história da cidade, já que na época dos tropeiros servia como entrada para Campina Grande. O Jardim Botânico será um espaço multiuso”, afirmou. A secretária contou que o projeto já foi cadastrado na Associação Nacional de Jardim Botânico e que será o único do País com espécies da Caatinga.

Outro projeto que deverá funcionar em breve na cidade será o parque criado no antigo Hospital João Ribeiro, no bairro da Liberdade. Segundo o secretário Executivo de Esportes e Lazer, Telles Albuquerque, inicialmente estão sendo realizados serviços de limpeza no local, mas ele contou que uma estrutura será montada no espaço, que possui quatro hectares e meio para serem utilizados nas práticas de lazer e esportes de Campina Grande.

“A prefeitura adquiriu o terreno e a intenção é de que o local seja reconhecido como um centro esportivo infantil. Serão construídas pistas de caminhada, ciclovia, instalados brinquedos, quiosques, dentre outros equipamentos que poderão oferecer mais um espaço verde para a população campinense”, informou. O secretário não soube informar quando o parque será aberto ao público e quanto será investido no local.

Além dos dois espaços que serão criados para atender a população em breve, mais dois outros projetos estão sendo formulados para sua concretização no futuro. Conforme o coordenador de Comunicação da Prefeitura, José Araújo, serão implantados parques na antiga Cachoeira, no bairro do Monte Santo, e no distrito de São José da Mata.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp