icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Câncer de pulmão já fez 20 vítimas este ano na Paraíba, revela SES

Em todo o ano passado, foram registradas 410 mortes pela doença no Estado.  Nesta terça é lembrado Dia Estadual de Combate ao Tabagismo.

Publicado em 15/03/2016 às 8:00

A Paraíba possui hoje 453.546 fumantes (11,5% da população) e, destes, 89.784 estão em João Pessoa, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Em 2014, em todo o Estado, 389 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão. Em 2015, este número subiu para 410. Já em 2016, 20 óbitos foram contabilizados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para lembrar o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, o governo do Estado, por meio da SES, realiza hoje, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, diversas atividades. A programação começa às 8h e se estende até as 11h30, com o objetivo de trabalhar a prevenção do tabagismo.
Serão oferecidos testes de espirometria (mede a função pulmonar); Fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono no ar expirado); além de orientações sobre os malefícios do tabagismo e distribuição de material educativo.

Para a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho, a intenção de promover ações como esta é levar informação para a população, visando uma melhor qualidade de vida e proporcionando ambientes livres do cigarro. “Aproveitamos datas pontuais para oferecer nossos serviços de saúde em pontos estratégicos, como é o caso do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Trabalhamos, acima de tudo, com prevenção, mas também conduzimos os fumantes aos locais de referência de tratamento no Estado e informamos onde devem buscar ajuda profissional”, disse ela.

As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Conselho Regional de Medicina (CRM); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba; Liga os planos de saúde – que vão desenvolver atividades alusivas em seus respectivos espaços, também no dia 15 de março – Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.

Tratamento

Na Paraíba, existem hoje 37 Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp