VIDA URBANA
Câncer é a principal causa de morte em 15 municípios
Em Serra Grande, no Sertão,doença é a causa de 45% das mortes registradas.
Publicado em 16/04/2018 às 19:30 | Atualizado em 17/04/2018 às 9:50
Em 15 dos 223 municípios paraibanos o câncer já é a principal causa de morte. No município de Serra Grande, por exemplo, localizado no Sertão da Paraíba, o câncer é a causa de 45% das mortes registradas. O estudo, realizado pelo Observatório de Oncologia, foi realizado com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), os de 2015.
Os municípios em que o câncer já é a principal causa de morte na Paraíba são Poço de José de Moura (31% das mortes por câncer), Marizópolis (19%), Vieirópolis (28%), São Francisco (29%), São Sebastião do Umbuzeiro (33%), São José de Espinharas (33%), Mato Grosso (33%), Nova Palmeira (22%), Serra Grande (45%), Sossego (25%), Carrapateira (31%), Lastro (23%), Areia de Baraúnas (43%), Coremas (23%), São João do Cariri (28%).
De acordo com a análise do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.
“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall.
No Brasil, os resultados encontrados foram de que em 516 dos 5.570 municípios brasileiros o câncer já é a principal causa de morte. O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Enquanto em todo o País as mortes por câncer representam 16,6% do total, no território gaúcho esse índice chega a 33,6%. Um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo.
Comentários