icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cândida Vargas festeja 15 anos do Método Mãe Canguru

Instituição organizará nesta quarta-feira um evento para esclarecer às mães dos bebês prematuros sobre esse tipo de assistência.

Publicado em 20/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:22

O método 'Mãe Canguru', criado há 35 anos na Colômbia, é aplicado há 15 anos na Instituto Cândida Vargas (ICV), uma das principais maternidades públicas de João Pessoa. Hoje, em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a instituição organizará um evento para esclarecer às mães dos bebês prematuros sobre esse tipo de assistência e também estimulá-la a respeito da importância da amamentação.

No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de pacientes de todo o Estado, e as crianças que nascem prematuras ou com baixo peso recebem a assistência do método canguru, no qual o bebê fica agarrado com a mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.

A diretora multiprofissional do ICV, Teresinha de Lisieux, explicou a importância do método na assistência às mães e aos bebês. “O método estimula o aleitamento materno, diminui o risco de infecção hospitalar, ajuda os pais a aprenderem os cuidados com o seu bebê e, com isso, terem maior autoconfiança após a alta hospitalar” afirmou.

Ela destacou, ainda, o crescimento do método durante os 15 anos. “O método cresceu muito. Começou com 10 leitos e hoje temos 16, com um quadro multiprofissional completo formado por pediatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros, para melhor assistência às mães e as crianças”, disse.

Também hoje, a maternidade lembra os 69 anos de criação e para comemorar a data haverá a presença de crianças que foram assistidas pelo método canguru, assim como suas famílias. Haverá, ainda, uma homenagem aos profissionais que compõem o método, inclusive aqueles que implantaram este tipo de atendimento na maternidade.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o ICV como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru. Para a diretora multiprofissional do instituto, o certificado é de fundamental importância.

“Reforça e reconhece a qualidade da atenção aos recém-nascidos prematuros de baixo peso nessa instituição e renova o compromisso do município com a redução da mortalidade materna e neonatal”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp