VIDA URBANA
Capital deve ganhar 9,5 mil árvores
Meta do plano de arborização é plantar mais de 9.000 árvores, só este ano, recuperando o título de cidade mais verde do Brasil.
Publicado em 20/03/2012 às 6:30
João Pessoa está tentando recuperar o título de cidade mais verde do Brasil. A ação faz parte do Plano de Arborização da cidade, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município. A meta para 2012, de acordo com o coordenador do Programa João Pessoa Verde para o Mundo, o Yuri Rommel Araújo, é plantar aproximadamente 9.500 árvores em praças, calçadas, escolas, universidades, organizações não governamentais, empresas e Áreas de Preservação Permanente (APP).
Apenas em 2011, aproximadamente 2.950 árvores nativas de mata atlântica foram plantadas em áreas urbanas e degradadas da capital e outras 7.925 mudas foram distribuídas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas de João Pessoa. Os números, entretanto, poderiam ter sido ainda maiores, já que o Viveiro produziu 38.766 mudas de árvores nativas no ano passado.
De acordo com o projeto elaborado por técnicos da Semam, em zonas residenciais a estimativa é arborizar 285 ruas em oito bairros. São eles: Cidade Verde, Bairro das Indústrias, Mangabeira, Bairro dos Estados, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco e José Américo.
“Priorizamos as áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas pela ação do homem, mas estamos arborizando vários bairros, como o conjunto habitacional Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, que deve ser inaugurado em breve pela Prefeitura”, comentou o coordenador do programa, Yuri Rommel.
O plantio deve ser iniciado exatamente em áreas degradadas, como matas ciliares dos rios Cuiá e Cabelo, bem como na arborização de escolas, praças, parques, Postos de Saúde da Família (PSFs) e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Um total de 133 escolas e Creis, além de 127 PSFs, serão beneficiados com a arborização.
Comentários