icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Capital ganha novo hospital

Hospital funcionará com leitos de retaguarda para suprir demandas do Hospital de Emergência e Trauma e funcionará no antigo prédio da Prontocor.

Publicado em 27/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:43

Com a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), realizada na manhã de ontem, em João Pessoa, o número de leitos hospitalares de emergência na Região Metropolitana da capital foi ampliado de 199 para 292, representando um aumento de 46,7%.

A unidade, que servirá de suporte para o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, funcionará no antigo prédio da Prontocor, no bairro Tambiá. Os atendimentos começam a ser realizados já no próximo domingo.

De acordo com o diretor administrativo do Trauma de João Pessoa, Edvan Benevides, a inauguração do HTOP é importante para melhorar a rotatividade e agilidade dos atendimentos.

“Estamos recebendo um hospital novo. São 93 leitos, sendo 10 de UTI, que serão exclusivamente para os pacientes que derem entrada no Trauma. O HTOP é um hospital porta fechada para demandas espontâneas, já que atenderá apenas os pacientes encaminhados pelo Trauma, o que nos condicionará a operar mais rapidamente, porque as cirurgias serão feitas aqui. Além disso, a rotatividade será maior”, observou ao pontuar que a unidade de suporte terá capacidade para até 250 cirurgias por mês, além de 1.500 atendimentos de egressos, nas diversas especialidades, sendo a maioria em ortopedia.

Ele explicou que o HTOP será sempre portas fechadas para demandas espontâneas porque todo primeiro atendimento deve ser feito em área de emergência, onde o paciente é submetido a uma equipe multidisciplinar.

“Detectando-se que ele só tem problema de ortopedia, da própria emergência, ele será conduzido para cá (HTOP), em ambulância própria do Trauma. No HTOP, esse paciente virá para a nova ala, chamada ATP (Ala de Transição de Pacientes) que vai prepará-lo para ser condicionado na enfermaria e ser operado dois, três dias depois”, enfatizou.

Ainda de acordo com Benevides, o HTOP conta com outra novidade, que é a ala de suítes exclusivas, para pacientes mais vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais.

O governador Ricardo Coutinho disse que com a inauguração do HTOP o Estado soma 611 novos leitos de hospitais públicos construídos, ou implantados, na atual gestão, mas reconheceu que ainda precisa investir mais na saúde. “Tenho consciência de que a Paraíba precisa avançar bastante ainda, mas em comparação a outros estados, nosso avanço é indiscutível, tanto pela melhoria nas condições de trabalho e equipamentos, como do próprio espaço físico. Com esse hospital de perfil exclusivo, vamos desafogar o Trauma”, afirmou ao acrescentar que o investimento foi de mais de R$ 2 milhões em reformas e equipamentos.

“Ainda no meio do mês de outubro próximo tudo estará funcionando, inclusive, sala cirúrgica e angioplastia. Mas, nesse domingo já começaremos a receber os pacientes”, completou o governador.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp