VIDA URBANA
Carga de vacinas contra Covid-19 chega de avião ao Sertão da Paraíba
Outros municípios receberão as doses por via terrestre, segundo João azevêdo.
Publicado em 19/01/2021 às 9:55 | Atualizado em 19/01/2021 às 17:56
Os lotes da vacina CoronaVac contra a Covid-19 chegaram ao Sertão da Paraíba na manhã desta terça-feira (19). Por questão de logística, o produto foi levado em dois aviões para os municípios Cajazeiras e Patos e para a cidade de Serra Talhada, em Pernambuco. A quantidade de vacina que será destinada a cada município ainda não foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, na noite desta segunda-feira (18) e foram armazenadas na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outros municípios receberão as doses por via terrestre. Para o trabalho, 11 veículos refrigerados vão levar os imunizantes para as 12 centrais regionais de saúde.
“Vamos utilizar toda estrutura que montamos, a exemplo de 11 veículos refrigerados e as aeronaves do Governo do Estado e, em parceria com a Secretaria de Segurança, faremos o traslado e armazenamento dos imunizantes”, comentou o governador João Azevêdo (Cidadania).
De acordo com o governador João Azevêdo, os municípios estão liberados para iniciarem a vacinação, desde que estejam com a estrutura pronta, assim que receberem as doses. Cada cidade vai receber uma quantidade de doses proporcional ao número de pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Esses dados ainda não foram divulgados pela SES.
As vacinas já estão no sertão!! Seguindo o planejamento, as aeronaves decolaram para os destinos de Serra Talhada, Cajazeiras e Patos. #UseSempreMáscara #OCuidadoContinua #ParaibaVacina pic.twitter.com/cHs4jxRkhu
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) January 19, 2021
Quem será vacinado
As 114,8 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde irão contemplar 54.689 paraibanos, o que corresponde a apenas 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), além de indígenas que vivem em áreas demarcadas (10.432), pessoas idosas em instituições (1.212) e pessoas com deficiência que estejam em instituições de longa permanência (120). Estes são os grupos prioritários definidos para esta primeira etapa da vacinação. A segunda dose será aplicada 28 dias após a primeira dose.
Critérios para vacinação:
- Trabalhadores da saúde: 34% dos trabalhadores da assistência e vigilância à saúde, domiciliares como cuidadores de idosos e doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na linha de frente da assistência a Covid-19.
- População indígena: Indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios;
- Idosos: Idosos acima de 65 anos que vivem em instituições de longa permanência. A estratégia de coordenação e execução das ações de vacinação é de competência municipal de saúde.
Primeiros imunizados
A vacinação no estado foi iniciada de forma simbólica na manhã desta terça-feira, na sede da SES, com a imunização da enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia, 60 anos. Ela é enfermeira há 17 anos, hipertensa, atualmente ela trabalha na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.
No evento, o indígena Genildo Avelar, 44 anos, também foi vacinado com a coronavac. Hipertenso e diabético, ele é índio potiguares da Aldeia Carneira de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba.
Comentários