icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cariri da Paraíba pode ganhar hotel de base comunitária

Proposta é da Associação de Amigos dos Lajedos do Cariri Paraibano, formada há cerca de seis meses e que tem à frente o professor Djair Fialho.

Publicado em 02/08/2015 às 8:00

Reconhecido como uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta, do ponto de vista geológico e arqueológico, a região do Lajedo de Pai Mateus, situada no Cariri Paraibano, entre as cidades de Cabaceiras e Boa Vista, pode ganhar o primeiro hotel de base comunitária do Semiárido, que busca o atrativo turístico, ao mesmo tempo em que garante o desenvolvimento sustentável da população local. Essa é a proposta da Associação de Amigos dos Lajedos do Cariri Paraibano, formada há cerca de seis meses e que tem à frente o professor Djair Fialho.

Segundo o professor, que também é geólogo e arqueólogo, o objetivo do projeto é fazer com que a população local esteja engajada com o seu próprio desenvolvimento. Para isso, os membros estão realizando ações, como vendas de camisas, além de buscar doações para a construção do hotel. O estabelecimento será construído no Lajedo do Sítio Bravo, no limite das cidades de Boa Vista e Cabaceiras e fará parte de um complexo de turismo sustentável na região, que é uma das candidatas brasileiras a entrar na lista de geoparques mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Através de contatos e amigos, já conseguimos arrecadar cerca de R$ 80 mil. Nosso objetivo é a união e desenvolvimento local, mas um desenvolvimento do qual a comunidade faça parte. É notável que locais de grande potencial turístico atraem investidores e empresários, mas queremos que a população local tenham participação atuante nesse contexto”, frisou Djair.

Uma das curiosidades do hotel de base comunitária a ser construído no Lajedo de Pai Mateus seria o material de construção, que segundo Djair, será pedra. “Se tem um hotel turístico no Polo Norte, ele é construído de gelo, se tem um hotel no deserto, é construído de sal, então se a gente vive no Cariri e só tem rocha, vamos construir um hotel com esse material”, comentou.

Para estimular a participação das pessoas no projeto, o coordenador destacou que quem comprar uma camisa, além de ajudar a preservar o futuro Geoparque Internacional do Brasil, também ganhará benefícios e descontos. “A causa é nobre e ajudará muitas famílias no semiárido paraibano, através desse projeto de preservação, geração e emprego e renda para as comunidades rurais de forma sustentável”, afirmou.


BENEFÍCIOS:

Livre acesso nas visitas ao Lajedo do Bravo.

DESCONTOS:
30% no restaurante;
40% na área de Camping;
Até 50% no Hotel Solar dos
Caryrys;

PREÇOS:
Camisa Sócio Bronze (50 reais);
Camisa Sócio Prata (75 reais);
Camisa Sócio Ouro (100 reais);

INFORMAÇÕES:
(83) 9132-4718
(83) 8779-6734

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp