icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Carro-pipa' atende a 160 cidades do Cariri e Sertão do Estado

Crise hídrica que assola a Paraíba desde 2012 já deixou 198 municípios em situação de emergência

Publicado em 26/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:09

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias, a crise hídrica que assola a Paraíba desde 2012 já deixou 198 municípios em situação de emergência no Estado, segundo dados do Ministério da Integração Nacional.

A situação é mais crítica no Cariri e Sertão, que reúnem a maior parte das cidades na lista do governo federal. Uma das ajudas para a população dessas regiões vem através da Operação Carro-Pipa, realizada pelo Exército Brasileiro, que atende a 160 municípios paraibanos, através de 1.075 pipeiros contratados.

Já por intermédio do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), com sede em Campina Grande, 24 municípios são atendidos pela operação, que beneficia, segundo o comandante, tenente-coronel Tarcísio Damasceno, mais de 50 mil pessoas, de cidades do Cariri e Agreste.

Com o propósito de intensificar essa fiscalização e apresentar as condições de operação e manutenção dos carros-pipa que atuam nas cidades coordenadas pelo 31º BMTz, coordenadores de Defesa Civil de mais de 20 municípios se reuniram ontem, na sede do comando.

Eles apresentaram a situação dos mananciais, das cisternas e caminhões que realizam o transporte da água. “Nosso objetivo é que a água chegue ao cidadão com qualidade e eficiência”, avaliou o oficial.

Ainda durante o encontro, a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, apresentou as perspectivas climáticas para o ano de 2015.

Segundo a Aesa, durante este ano as chuvas acontecerão dentro da normalidade e a possibilidade de uma seca extrema foi descartada.

“Em comparação aos anos de 2012 e 2013, em que a Paraíba enfrentou uma situação mais crítica, a previsão é animadora.

Mas a tendência é que as chuvas venham a ocorrer dentro da faixa da normalidade em todas as regiões do Estado.”

Em Campina Grande, segundo o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, existem 120 cisternas abastecidas pela operação. São 6 carros-pipa, que beneficiam mais de 2 mil pessoas da zona rural da cidade, nas comunidades de Catolé de Boa Vista, São José da Mata e Distrito de Galante.

Ainda de acordo com o coordenador, a prefeitura também disponibiliza mais 2 veículos, para abastecer unidades de saúde da família e também escolas.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, o governo estadual não realiza operação-pipa nos municípios paraibanos porque o convênio foi suspenso pelo governo federal em janeiro do ano passado. Contudo, ele explicou que já levou o projeto ao Ministério da Integração Nacional e solicitou a liberação de 300 carros-pipa para abastecer a zona urbana das cidades que enfrentam escassez de água.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp