VIDA URBANA
Carros-pipa abastecem mais de 90 cidades atingidas pela seca
Mais de 236 caminhões pipa estão sendo utilizados pelo Exército Brasileiro para levar água até a população de 91 cidades paraibanas.
Publicado em 07/01/2012 às 6:30
Sem chuvas e sem água encanada, os carros-pipa são a única forma de abastecimento para 213.172 pessoas na Paraíba. A população pertence a 91 cidades que estão sendo atendidas, atualmente, por tropas militares. A previsão é que a quantidade de habitantes que depende dos trabalhos dos pipeiros aumente nos próximos meses, já que o período de janeiro a março é considerado o mais quente do ano, segundo o Exército Brasileiro, responsável pela Operação Pipa.
Na Paraíba, os trabalhos são coordenados por três unidades militares: 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, que funciona no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa; 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Bayeux; e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, situado em Campina Grande. Mais de 236 caminhões são usados nos serviços.
Só a unidade de Campina de Grande é responsável pelo abastecimento de água em 18 cidades. Juntas, elas totalizam cerca de 50 mil pessoas. “A maioria vive na zona rural.
Contratamos 3.054 carros-pipa e abastecemos 1.156 cisternas.
Por semana, são mobilizados 50 militares nos trabalhos de fiscalização para garantir que a água seja entregue à população e não seja usada para fins políticos”, conta o tenente Roberto Pereira, relações públicas do Batalhão.
Segundo ele, o abastecimento é feito seguindo um planejamento prévio que informa a quantidade pessoas beneficiadas. “Como cada morador recebe diariamente 20 litros de água, calculamos o número de habitantes de uma localidade e o tempo que a água fornecida deverá ser fornecida”, afirma Roberto Pereira.
Os carros-pipa são abastecidos com água de reservatórios da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). “A água é potável, tratada e distribuída gratuitamente, graças a um convênio firmado entre o governo federal e municípios”, acrescenta o militar.
O 15º Batalhão de Infantaria Motorizado é responsável por atender outras 18 cidades, que somam 33.526 pessoas.
Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Umberto Ramos, as equipes fornecem mais de oito mil metros cúbicos de água nas ações. Trinta e oito caminhões são usados nas atividades.
Comentários