VIDA URBANA
Cartão é obrigatório no Terminal de Integração
Medida foi adotada para diminuir a circulação de dinheiro nos guichês e ônibus e com isso evitar a ação de bandidos.
Publicado em 01/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:07
A partir de hoje os usuários do Terminal de Integração de Campina Grande, localizado no Parque Evaldo Cruz, mais conhecido como Açude Novo, só terão acesso ao local através do cartão Vale Mais Card. O cartão de bilhetagem eletrônica do transporte público da cidade pode ser adquirido no próprio terminal.
A medida foi tomada para diminuir a circulação de dinheiro nos guichês e ônibus e com isso evitar a ação de bandidos. Quem não possui o cartão, mas precisa pegar ônibus dentro o terminal, terá que adquiri-lo com no mínimo cinco passagens.
Além dessa medida, também está confirmado o serviço do 'Passe Cidadão', alternativa que oferece ao usuário comprar créditos para pagar no mês seguinte. De acordo com o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans), Anchieta Bernardino, serão disponibilizados créditos correspondentes a até vinte passagens.
Para receber o cartão 'Passe Cidadão' do Vale Mais Card, o interessado deve comparecer ao guichê do Vale Mais Card no terminal. A média diária de passageiros no terminal é de 50 mil usuários.
“Esses serviços irão melhorar o transporte público da cidade, com mais praticidade e segurança. Diminuindo a circulação de dinheiro no Terminal de Integração e nos ônibus, além da atuação de bandidos que queiram realizar assaltos. São questões culturais que temos que aprimorar. Em setores do comércio é normal vender para pagar depois e queremos implantar isso também no transporte coletivo para que as pessoas tenham mais facilidade, o que não trará prejuízo algum para o Sitrans”, disse o Anchieta.
A técnica em ortodontia Denise da Silva acredita que o novo serviço não deve pegar muitos usuários de surpresa. Ela que afirmou ter sido assaltada recentemente e por isso ter perdido seu cartão, ontem pagou sua passagem utilizando dinheiro, mas apontou que já estava sabendo da mudança e que irá providenciar um novo cartão para não ter problemas na hora de embarcar nos ônibus. “Eu acho que vai ser melhor essa mudança, torna mais prático e a gente ainda compra os créditos direto. Melhora na rapidez e o risco de assalto pode ser que diminua mesmo”, projetou a usuária.
SAIBA MAIS
Para facilitar ainda mais o acesso às recargas do cartão, o Sitrans confirmou que até final do ano deverá dobrar a quantidade de postos de atendimento que oferecem o serviço. Com os 50 que estão disponíveis atualmente, a previsão é de que cerca de 100 estabelecimentos possam atender os usuários do serviço.
O sistema de bilhetagem eletrônica possui quatro tipos de cartões: o Vale Transporte para comerciários, o vale estudante, 'Passe Cidadão' e a gratuidade.
Comentários