icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Carteiras de identidade deverão trazer tipo sanguíneo e fator RH

Lei que inclui informações no RG foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (17). Ela passa a valer a partir de 2016.

Publicado em 17/07/2015 às 17:56

A lei que inclui o tipo sanguíneo e o fator RH nas carteiras de identidade feitas na Paraíba foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17). A lei 10.464 passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2016 para novas emissões e já está sendo trabalhada pelo Instituto de Polícia Científica (IPC), responsável pelo documento, visando a adequação dos locais de expedição.

Com isso, para os cidadãos que precisarem tirar a carteira, tanto a primeira quanto a segunda via, será necessário, além da apresentação da certidão de nascimento ou de casamento, um documento comprobatório ou exame laboratorial que ateste o tipo sanguíneo e o fator RH.

De acordo com o gerente operacional de Identificação Criminal do IPC, Marcos Lacet, os sistemas do órgão estão sendo modificados para a inclusão da nova informação. “Estamos também emitindo circulares para as Casas da Cidadania e queremos alertar a população”, disse. “Se fosse algo facultativo, seria mais simples. Mas como é obrigatório, nosso receio é que haja problemas, principalmente na entrega do comprovante, que deve ser feita pela própria pessoa”.

Segundo ele, a cédula da identidade não mudará e continuará sendo confeccionada pela Casa da Moeda. Apenas o que está sendo estudado é onde a informação referente ao tipo sanguíneo e ao fator RH será colocada. “Queremos que essa inserção seja feita da melhor forma. O que podemos adiantar é que elas virão na parte frontal”, ressaltou.

Conforme Lacet, em 2014, foram realizados 224 mil atendimentos para emissão de identidade. Já neste ano, até o dia 30 de junho, foram 105 mil carteiras confeccionadas. A primeira via do documento é feita de maneira gratuita pelo IPC da Paraíba. Para a confecção da segunda via é cobrada uma taxa de R$ 15.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp