icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Casa da Mulher não sai do papel

Obra deveria ter sido inaugurada no último dia 8, Dia Internacional da Mulher.

Publicado em 13/03/2014 às 7:09 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:32


Sete meses após a adesão ao programa federal 'Mulher, Viver sem Violência', que previa a construção da Casa da Mulher Brasileira, em João Pessoa, a obra que deveria ter sido inaugurada no último dia 8, Dia Internacional da Mulher, não saiu do papel. O termo de adesão foi assinado pelo governador Ricardo Coutinho e pela ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, no dia 9 de agosto do ano passado, e estabelecia investimento de R$ 265 milhões, sendo R$ 4,3 milhões somente para a obra.

O valor integral seria destinado para a obra da casa e para a capacitação de profissionais de serviço de segurança e saúde na melhoria da coleta de vestígios de crimes sexuais. Já o Estado e parceiros deveriam arcar com manutenção, instalação dos serviços e pessoal.

De acordo com o programa 'Mulher, Viver sem Violência', a Casa da Mulher Brasileira, em João Pessoa, terá a capacidade média diária para atender até 200 mulheres vítimas de violência e concentrará os serviços de abrigamento temporário, espaço de convivência para a mulher, sala de capacitação e orientação para trabalho, emprego e renda, além de brinquedoteca, e ainda delegacia, juizado com vara especializada, Ministério Público e Defensoria Pública.

À época da adesão, a ministra Eleonora anunciou a rua Orestes Lisboa, no bairro Pedro Gondim, como local cedido pela União para a construção da casa. Inclusive, este foi o motivo apontado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, por meio da assessoria de comunicação, para a estagnação do projeto, pois a área será utilizada para a construção de um anexo da Justiça Federal da Paraíba.

Conforme informações da Secretaria Estadual, a partir disso, a SPM-PR buscou outro terreno pertencente ao governo federal para ceder à Casa da Mulher Brasileira, mas não encontrou nenhum local viável e então, começou a procurar por uma área do Estado ou prefeitura para este fim. Somente no mês passado, o governador Ricardo Coutinho autorizou uma parte do terreno localizado por trás do Shopping Mangabeira, que está em processo de desmembramento na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplan). Após desmembrada, a área destinada à construção da Casa da Mulher contará com dois mil metros quadrados.

Ainda de acordo com a assessoria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, no próximo mês uma equipe técnica irá ao local para viabilizar o início da obra. Por meio da assessoria, a secretária da Mulher da Paraíba, Gilberta Soares, disse que a construção da casa será um avanço dentro da política pública voltada para a mulher. “Esta casa será para todas as mulheres do Estado. Será mais uma forma de combater a impunidade e um caminho para a denúncia”, disse. (Colaborou Luzia Santos)

O que diz a SPM

A assessoria da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em Brasília, confirmou que a construção da Casa da Mulher na Paraíba ainda não foi feita porque o terreno destinado inicialmente teve que ser substituído por outro. Em função desse obstáculo, o processo foi recomeçado. Conforme a assessoria, o governo federal não repassa recursos ao governo do Estado para a construção das casas. Essa execução é de responsabilidade do governo federal, portanto, a Paraíba não recebeu recursos para esse fim.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp