VIDA URBANA
Casos confirmados de dengue crescem 10,2%
Secretaria de Estado da Saúde diz que a PB já contabiliza 5.207 notificações da doença, sendo 1.416 casos já foram confirmados.
Publicado em 12/06/2012 às 6:00
O mais recente boletim da dengue divulgado ontem revela que entre 1º de janeiro e 18 de junho deste ano já foram confirmados 1.416 casos de dengue clássica na Paraíba. Mostra ainda que houve um crescimento de 10,2% das ocorrências confirmadas em apenas uma semana, ou seja, em comparação com o boletim da semana passada (1.284) foram registrados 132 novos casos de dengue clássica no Estado.
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram ainda que o Estado já contabiliza 5.207 notificações, sendo que já foram confirmados 1.416 casos de dengue clássica, 34 casos de dengue com complicações e 26 casos de febre hemorrágica da dengue. Outros 2.879 casos estão em investigação e 850 já foram descartados. Foram registrados dois óbitos por dengue neste período.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, a incidência de dengue no Estado ainda é considerada controlada, mas a chegada tardia das chuvas e a seca que atinge o Estado podem modificar o padrão da doença: “Neste período do ano deveríamos ter o último pico da doença, entretanto, devido à demora da chegada do período chuvoso e até mesmo a estiagem, estamos com um aumento dos casos”, alertou a gerente.
O coeficiente de incidência (número ocorrências a cada 100 mil habitantes) mostra que o maior risco de adoecer por dengue vem acontecendo desde a semana epidemiológica 16, e mantendo-se em alta.
Com o objetivo de promover e incentivar o combate à dengue através prevenção e conscientização, a SES vai distribuir jogos infantis educativos em 10 municípios paraibanos. O material será repassado às Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de cada cidade, visto que é uma ação que deverá ser trabalhada de forma intersetorial. A aquisição dos jogos representou investimento de R$ 99,8 mil e a entrega será no próximo dia 25
De acordo com Júlia Vaz, os municípios que serão contemplados com o material foram selecionados mediante dois critérios: “O primeiro foi o epidemiológico, que consiste nos municípios que vêm apresentando tendência para aumento de casos, e o segundo é a cidade não ter recebido o acréscimo de 20% sobre teto financeiro repassado para ações de combate à dengue”. Receberão os jogos educativos as cidades de Água Branca, S. Mamede, São Sebastião de Umbuzeiro, Aparecida, Jericó, Marizópolis, Salgadinho, Várzea, Vista Serrana e Zabelê.
A SES pede para a população aumentar a vigilância e cuidados com armazenamento de água nesse período de chuvas no Litoral e estiagem no Sertão. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Comentários