VIDA URBANA
Casos da doença crescem no Verão
No ano passado, foram contabilizados 838 casos de conjuntivite viral. Dença não é grave, mas deve ser tratada da forma correta.
Publicado em 16/02/2012 às 6:30
Em 2010, a Secretaria de Estado da Saúde contabilizou 838 casos de conjuntivite e no ano passado, 1.100. De acordo com a oftalmologista Marília Bezerra, o aumento de casos da doença costuma ocorrer no período do Verão. Existem vários tipos de conjuntivite. A mais registrada nessa época do ano é a viral, causada principalmente pelo Anedo Virus.
Marília Bezerra diz que a conjuntivite não se pega pelo ar e sim pelo contato da secreção com os olhos. Ela frisa que nem todo olho vermelho é sinal da doença, mas que se a pessoa fizer o tratamento errado como o uso de colírios não indicados a doença pode evoluir.
A oftalmologista explica que a conjuntivite viral não é considerada uma doença grave, mas que é necessário tomar alguns cuidados para tratá-la. “É preciso lavar bem as mãos, os olhos com soro fisiológico e compressa de gelo”, indica Marília Bezerra. Ela ressalta que o primeiro passo indicado é procurar um especialista.
Comentários