VIDA URBANA
Casos de Covid-19 dobram em uma semana e devem triplicar até 18 de maio na Paraíba
Levantamento da SES aponta predição de mais de 6 mil casos em dez dias no estado.
Publicado em 09/05/2020 às 11:05 | Atualizado em 09/05/2020 às 16:15
Em apenas uma semana, o número de casos confirmados infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) na Paraíba subiu de 926, registrados no dia 1º de maio, para 2.030, computados nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em termos percentuais, o aumento dos casos é de 119,2% em sete dias. A predição do Painel da Rede Covida é de que até o dia 18 de maio a Paraíba tenha 6.114 casos confirmados para Covid-19.
Conforme o painel, o tempo médio de duplicação é de 4 dias na Paraíba. Com essa projeção, o estado alcançaria mais mil casos na próxima terça-feira (12). Em nota, a SES explica que estas predições foram calculadas a partir da realidade atual. A tendência predita pode ser alterada conforme as ações implementadas pelo governo.
Apesar de apresentar números distintos do real, os dados têm acompanhado a curva de crescimento dos casos confirmados de coronavírus na Paraíba. A título de exemplo, no dia 1º de maio, a predição era de 977, inferior ao registrado pela SES. Já nesta sexta-feira, a predição era de 2.092, superior ao que de fato foi confirmado pela SES.
Colapso
O aumento de casos de coronavírus na Paraíba acompanha a redução do número de leitos disponíveis para internação no estado e também a disparada do número de mortes por complicações com o vírus. Segundo dados da SES, o total de mortes na última semana, na Paraíba, subiu de 74 para 114 no mesmo período, um crescimento de 54%. A taxa de letalidade ao menos caiu para 5,6%.
Ao todo foram incluídos no Plano de Contingência para tratamento de Covid-19 um total de 674, entre UTI e enfermaria. Em relação eles, até às 14h45 desta sexta-feira, o estado tinha 64% dos leitos ativos ocupados por pacientes. A maior ocupação são de leitos de enfermaria, que já estão com 71% ocupados no estado.
Isolamento social
Diante do avanço da pandemia no estado, a SES tem alertado sobre o colapso no sistema de saúde e pede a população que respeite o isolamento social como medida de prevenção e contenção a Covid-19. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), não descarta tomar medidas ainda mais restritivas, caso a curva de casos do novo coronavírus não comece a baixar ou a ocupação dos leitos de internação chegue a 90%, principalmente na Região Metropolitana da capital.
Segundo dados divulgados pela SES na manhã deste sábado (9), o percentual de isolamento na Paraíba variou entre 40,4%, no dia 2 de maio, e teve o melhor resultado da semana no dia 3 de maio, mas com percentual de apenas 45,97%. Como a doença se manifesta apenas dias depois o contato com o vírus, a preocupação dos órgãos sanitários é de que o reflexo disso deverá ser sentido na próxima semana.
A quebra da quarentena vai de encontro às medidas de enfrentamento adotadas pelo governo estadual e municipais para conter o avanço da Covid-19. Desde o dia 17 de março, diversas atividades estão suspensas como ação preventiva, salvo algumas exceções, dentre elas repartições públicas, realização de eventos com aglomeração de pessoas, comércio, visitas a presídios, aulas em universidades e escolas, cerimônias religiosas, entre outros.
Comentários